Lei seca: Detran autua 53 pessoas por infrações de trânsito, em São Luís
Ação foi na noite de sábado (18), na Avenida dos Holandeses.
Na noite de sábado (18), uma blitz montada na Av. dos Holandeses autuou 53 pessoas por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo da ação era para prever e reduzir os acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool.
A operação serviu para intensificar as ações da Operação Lei seca na capital maranhense e foi resultado da força conjunta entre Detran em parceria com com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), realizando total de 165 abordagens a veículos e 139 testes de etilômetro.
Foram registradas infrações como recusa a se submetido a teste, exame clínico, perícia e outros procedimentos que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, além de condutores dirigindo sem possuir CNH/PPD/ACC, entre outras.
A ação, segundo o Detran, também visa conscientizar condutores em relação aos riscos da combinação entre álcool e condução veicular.
Atenção para penalidades
É importante frisar que a recusa do teste de etilômetro é considerada uma infração gravíssima e incorre nas mesmas penalidades de quem foi flagrado dirigindo sob influência de álcool, ou seja, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.