A triste realidade dos casos de crianças vítimas de adultos abusadores
A ausência de políticas públicas contribui para os casos, principalmente nas regiões de zona rural dos municípios maranhenses.
Onda de crianças e adolescentes vitimadas por estupradores, se registra em várias localidades do Estado, exigindo das autoridades policiais, maior empenho no sentido de capturar os autores de crime desta etiologia.
Os fatos, pela ausência de políticas públicas relacionadas à prevenção, continuam acontecendo, principalmente nas regiões de zona rural dos municípios maranhenses, mas a resposta está sendo dada pela polícia, prendendo os criminosos que são colocados à disposição do Poder judiciário, para a punição, na forma da lei.
Um mandado de prisão definitiva, foi cumprido pela Polícia Civil, contra um homem acusado de crime de estupro de vulnerável, ocorrido no ano de 2017, na cidade de Caxias. Na ocasião o suspeito teria estuprado sua enteada que à época tinha apenas 13 anos de idade.
A prisão foi efetivada por investigadores da Delegacia de Polícja de Aldeias Altas, com apoio operacional do Gruo de Pronto Emprego – GPE, da 17ª Delegacia Regional de Caxias, no povoado Taboca Matão, na zona rural de Aldeias Altas.
Após as medidas preliminares, o suspeito foi encaminhado para custódia na Unidade Prisional de Ressocialização da Região de Caxias, onde iniciará o cumprimento da pena. R.G.N.S. , nascido em 12 de agosto de 2018, foi indiciado no Processo nº 40910-87.8.10.0885 que tramitou na 3ª Vara Criminal de Caxias, no Maranhão.
Outro caso da mesma natureza aconteceu em Vargem Grande, onde a Polícia Civil deu cumprimento a mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por abusar sexualmente de sua sobrinha, hoje com 16 anos de idade. Conforme foi apurado pela Polícia Judiciária, o crime teria se iniciado quando a vítima tinha apenas dez anos.
Em seu depoimento, a vítima relatou que os abusos começaram a cerca de seis anos, se prolongando até os últimos dias. O suspeito se aproveitava da relação de confiança que tinha com a mãe da vítima, que é sua irmã, para cometer o delito contra a adolescente.
Conforme o delegado Saul Laurentino, consta que em todos os episódios em que a vítima foi violada sexualmente, ela tentava se defender, mas sem êxito, e que em algumas vezes chegou a ser agredida fisicamente pelo suspeito.
Ele é vigia da Prefeitura Municipal de Vargem Grande, e foi preso no seu local de trabalho e encaminhado para os procedimentos legais na Delegacia d e Polícia e depois reencaminhado para uma unidade prisional da região.
Um mandado de prisão temporária foi cumprido pela Polícia Civil, contra um homem apontado como autor de crime de estupro de vulnerável contra uma criança de 12 anos de idade, no município de Presidente Sarney, na Baixada maranhense.
Conforme a Segunda Delegacia Distrital de Pinheiro, o suspeito se relacionava há quatro meses com a adolescente e a teria engravidado. Ele foi denunciado pela mãe da vítima, e a autoridade policial representado ao Judiciário pela prisão temporária do suspeito.
Após prestar depoimento na Delegacia, o suspeito foi transferido para a Unidade Prisional de Pinheiro,Investigadores da Superintendência da polícia Civil da Capital – Seccional Norte, deram cumprimento a mandado de prisão definitiva em desfavor de um homem das iniciais J.P,P,C., sob a acusação de estupro de vulnerável ( Artigo 217- CPB).
Ele foi capturado no Bairro Coheb do Sacavem , em São Luís, e, após os procedimentos legais, foi transferido para o Sistema Penitenciário de Pedrinhas, onde permanecerá à disposição da Justiça.