Prefeito foragido se entrega à Polícia Federal
Júnior Garimpeiro é suspeito de ser um dos responsáveis pelo desmatamento de mais 60 mil hectares de terra para abertura de garimpos ilegais.
O prefeito do munícipio de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro, se entregou à Polícia Federal após duas semanas foragido. De acordo com a PF, ele é suspeito de ser um dos responsáveis pelo desmatamento de mais 60 mil hectares de terra para abertura de garimpos ilegais.
Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva na operação “Curimã”, deflagrada no dia 15 de setembro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua em garimpos ilegais de ouro na região. De acordo com investigações, o grupo conta com grande poder econômico e político na região há pelo menos três anos.
Durante a operação foram apreendidos dois veículos novos, escavadeiras, oito armas de fogo, um silenciador, dois coletes balísticos e aproximadamente dois quilos de ouro.
Segundo a PF, vou averiguado que esses garimpos utilizam cianeto, composto químico tóxico e possivelmente letal, de forma massiva para extração do outro, além de mercúrio, metal que pode causar danos a saúde e causa grande poluição ambiental.