CRIME

Membros da mesma família são presos suspeitos de fraudes em benefícios do INSS no Maranhão

Segundo a Polícia Federal, foram identificados cerca de 144 benefícios com indícios de fraude.

Os criminosos ainda estão sendo procurados. (Foto: Reprodução).

Durante a manhã desta segunda-feira (05), a Polícia Federal deflagrou uma operação com a finalidade de desarticular uma associação criminosa especializada na realização de fraudes usando pessoas fictícias, para obter benefícios previdenciários/assistenciais.

Segundo a Polícia Federal, a operação, denominada ‘Gênese’ foi em parceria com Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (Cgint) e contou com a participação de 40 policiais federais do Piauí e do Maranhão. A operação realizou de 15 mandados judiciais, nove de busca e apreensão e seis de prisão temporária, expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina. As ordens foram cumpridas em Teresina, Miguel Leão, Vitorino Freire (MA) e São Luís (MA).

Foi informado pela PF que os suspeitos são membros da mesma família, entre eles estão, uma mulher, seus dois filhos e os respectivos cônjuges. O parentesco do sexto membro, que se encontra foragido, não foi revelado.

Segundo a Polícia Federal, foram identificados cerca de 144 benefícios com indícios de fraude, fazendo o prejuízo superior a R$ 14 milhões ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O dano para aos cofres públicos seria superior a R$ 24 milhões, caso o crime não fosse descoberto. Ainda de acordo com a PF, contas bancárias de oito CPF’s envolvidos nas fraudes identificadas foram bloqueadas pela Justiça. Também ocorrendo a suspensão judicial de 32 benefícios comprovadamente falsos.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso. O nome da operação, Gênese, que significa a origem e desenvolvimento dos seres, fazendo referência à especialidade dos investigados, que é a criação de pessoas fictícias para obtenção de benefícios previdenciários.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias