Dados mostram mais de 550 casos de violência contra idoso
Foram abertas 27 Medidas Protetivas de Urgência para idosos em São Luís. No Brasil, cerca de 14 mil vítimas de violência foram atendidas durante operação
Os dados finais alcançados pela Operação Vetus foram apresentados pelo Governo Federal no início desta semana. A ação policial foi construída a partir de informações do Disque 100, canal de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e envolveu quase 10 mil policiais civis das 27 unidades da federação, no atendimento a 13,9 mil idosos vítimas de violência no Brasil.
Ao todo, a operação Vetus teve 569 pessoas presas, 14.907 visitas realizadas, 3.703 inquéritos instaurados, 2.801 termos circunstanciados e 874 medidas protetivas cumpridas. Foram 13.424 denúncias de violência contra idosos apuradas em todo o país.
O trabalho, realizado em parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi deflagrado em 4 de dezembro de 2020, como a maior e mais complexa operação na história da segurança pública no país.
554 casos de violência
Dados da Defensoria Pública do Estado, por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), apontam que, de janeiro a setembro de 2020, foram realizados 1.487 atendimentos à pessoa idosa e desse total, 554 foram casos de violência e os tipos mais recorrentes foram negligência (22%), violência psicológica (20%) e abuso financeiro (17%).
Ainda de acordo com o levantamento, os bairros de São Luís com maior incidência de denúncias de violência nesse período foram Centro, Cidade Operária, Cohatrac e Coroadinho.
No Maranhão, a Policia Civil contou com a mobilização de unidades policiais da capital e do interior apurando cerca de 150 denúncias que culminaram com a instauração de 39 procedimentos investigativos (inquéritos policiais e Termos Circunstanciais de Ocorrência) e 27 Medidas Protetivas de Urgência. “Foi uma ação singular que marcou a história do combate a violência contra pessoa idosa, da qual nos sentimos, enquanto instituição, orgulhosos de termos contribuído com nossos esforços”, disse a delegada Igliana Freitas, titular da Delegacia de Proteção ao Idoso. A operação foi realizada pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), através da Delegacia de Proteção ao Idoso (DPI). O canal de denúncia, com total sigilo do denunciante, é o WhatsApp (98) 98418-5661.
A operação
A Operação Vetus utilizou denúncias do Disque 100 para prender agressores de idosos. A quantidade de casos de violações envolvendo pessoas idosas subiu mais de 70% nos primeiros nove meses deste ano. Os registros passaram de 36.181 em 2019 para 62.109 em 2020. Os dados consideram períodos até setembro de cada ano.
As informações foram levadas pelo MMFDH para o MJSP, que iniciou a operação em 1º de outubro de 2020. A violência contra idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.