Polícia Federal apreende mais de 700 kg de maconha no Maranhão
A operação Muçambê III é a maior ação de erradicação de maconha no estado dos últimos treze anos
Polícia Federal (PF) deflagrou a terceira etapa da operação Muçambê nesta sexta-feira (7), a ação tem o objetivo de erradicar o cultivo ilícito de maconha (Cannabis Sativa) no Maranhão.
Nesta fase, foram localizadas e destruídas 97 plantações em uma área de 145 mil metros quadrados, promovendo a erradicação de aproximadamente 350 mil pés de maconha, 60 mil mudas e apreensão de mais de 700 kg da droga pronta para o consumo.
A ação se concentrou nos limites da Reserva Biológica do Gurupi com a Reserva Indígena do Caru, nos municípios de Buriticupu e Alto Alegre do Pindaré, bem como nos limites da Terra Indígena Alto Turiaçu, nos municípios de Maracaçumé, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão e Cachoeira do Piriá/PA (divisa entre os estados do Maranhão e Pará).
A operação impactou a oferta de entorpecentes no Maranhão, cerca de 150 toneladas de maconha foram apreendidas e deixam de entrar no mercado de drogas. Com o resultado, a operação Muçambê III tornou-se a maior ação de erradicação de maconha no Maranhão dos últimos treze anos.
Participaram também da operação o Centro Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, cerca de 70 policiais de diferentes forças atuaram na operação.