Aumentam as aglomerações em festas na grande São Luís
Ação conjunta de vários órgãos foi intensificada neste fim de semana na orla marítima de São Luís e deve prosseguir pelos próximos dias
O fim de semana foi de intensificação de fiscalização nas praias da orla marítima da capital para coibir o abuso e a ocorrência de ilícitos. Batizada de Operação Harpócrates (uma referência ao Deus do silêncio na mitologia grega), a ação aconteceu no domingo, 16, realizada pelo Ministério Público Estadual e Sistema Segurança Pública do Maranhão.
De acordo com a Polícia Militar, durante a operação foram apreendidos sete veículos e os seus condutores foram conduzidos à delegacia de polícia por causarem poluição sonora.
Além desses veículos que estavam causando poluição sonora, um foi autuado um que não estava com as placas obrigatórias, dificultando a identificação do veículo. Uma outra pessoa, que acompanhava um dos condutores de veículo apreendido, foi conduzida por desacato à autoridade.
Segundo informou o major Clodoaldo Silva, Comandante do 8º BPM, essas pessoas foram conduzidas ao posto da Polícia montado no Parque do Bom Menino, onde funcionava a Procuradoria de Justiça. Por ser um crime afiançável, eles pagaram fiança e foram liberados em seguida.
Diante das ocorrências que tem havido nas praias da Grande São Luís, a PM disse que vai prosseguir com as operações direcionadas às praias do Olho d’Água, Meio e Araçagi, visando coibir tais irregularidades. “A gente vai continuar com essa Operação para coibir esses abusos e consequentemente, estaremos evitando a aglomeração de pessoas que se forma causada pelo volume de som alto nesses locais. Esse é o intuito”, disse o major.
Participaram da operação diversos órgãos públicos como: o Ministério Público Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SMTT e SETAN/Ribamar. A Polícia Militar participou sob o comando do major Clodoaldo, Comandante do 8º BPM, e com o apoio de policiais do 9º BPM, 20º BPM, 1ª USC, serviço de inteligência da PMMA, do Comando de Policiamento Especializado e Comando de Missões Especiais.
Ao todo participaram da operação 57 policiais militares e civis, além dos agentes de trânsito e bombeiros, o Ministério Público Estadual foi representado pelo promotor Claudio Guimarães.
Em reportagem publicada no último domingo neste jornal, abordamos essa questão da imprudência de muitas pessoas em fazerem aglomeração em um momento em que a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou.
Milhares de pessoas no Centro Histórico
Na última sexta-feira, dia 14 de agosto, a Praia Grande, no Centro Histórico, foi palco novamente da presença de milhares de pessoas que desprezaram o distanciamento e o uso de máscaras.
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão intensificando as operações de combate às aglomerações, principalmente na Grande Ilha. As ações são realizadas em estabelecimentos comerciais, entre os quais, conveniências, bares, postos de combustíveis e também na orla.
Ressalta-se que o uso da máscara em locais públicos e privados de uso coletivo e ambientes de livre acesso em todo o estado, é obrigatório no Maranhão desde 23 de abril, segundo o decreto estadual 35746, como medida não farmacológica destinada a contribuir para a contenção e prevenção da covid-19, infecção humana causada pelo Coronavírus (SARS – CoV-2).