POLÍCIA

Carga de madeira irregular é apreendida na BR-010 em Imperatriz

O condutor da carreta admitiu ter reutilizado as mesmas guias florestais e notas fiscais para várias viagens.

Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um carregamento de madeira irregular na última sexta-feira (26), no km 260 da BR-010, no município de Imperatriz, a 626 km de São Luís.

Após a parada e verificação de um caminhão, a equipe constatou que a carga transportada era de madeira nativa serrada, sendo necessária a apresentação de documentos específicos para o transporte (Nota Fiscal e Guia Florestal).

Todas as notas e guias tinham sido emitidas em 16 de junho, tendo as guias florestais validade para o transporte no Pará até o dia 26 de junho.

Os policiais chegaram a solicitar o disco tacógrafo, instrumento que marca a velocidade atingida pelo veículo pesado mas, o motorista afirmou que estava sem e que teria jogado fora os discos utilizados antes de passar pelo Posto da PRF.

Segundo a documentação apresentada, o volume total transportado seria de 20 m³, mas durante a medição realizada, obteve-se 25,63 m³.

O condutor da carreta ainda admitiu ter reutilizado as mesmas guias florestais e notas fiscais para várias viagens, entre sete e oito viagens, nas quais o caminhão foi carregado sempre na mesma serraria de Jacundá, no Pará e tendo as mesmas lojas de Imperatriz como destino, as quais não deram baixa nas respectivas guias florestais.

Diante das informações, a PRF constatou o transporte, aquisição e venda de madeira, lenha e carvão, sem licença válida.

O veículo permaneceu retido no Posto PRF de Imperatriz à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias