Polícia Civil desarticula grupo que planejava realizar carreata em São Luís
13 pessoas que pertenciam ao grupo foram intimadas
A Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), desarticulou um grupo de 13 pessoas formado no Whatsapp que planejava uma carreata para esta segunda-feira (18) contra as medidas de isolamento social que estão sendo adotadas durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com informações da Polícia Civil, a denúncia chegou no fim de semana, quando a equipe teve acesso ao grupo via link que estava sendo amplamente divulgado e intimou os integrantes. O grupo planejava a carreata para iniciar na Via Expressa, segundo eles, avenida sem câmeras de fiscalização e um jeito de driblar a polícia.
Segundo o Superintendente da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, delegado Armando Pacheco, o objetivo da intimação foi alertar sobre as implicações jurídicas desse ato que desobedece o decreto que proíbe, em caráter preventivo, a realização de eventos que resultem na formação de aglomerações em espaços públicos em todo o estado do Maranhão enquanto durarem as medidas de isolamento, e também alertar sobre crimes, em especial contra saúde pública, pelo risco de propagação da covid-19, e até mesmo contra crimes contra lei de segurança nacional.
As intimações da Polícia Civil começaram a chegar ainda no domingo (17), o que provocou a dispersão no grupo e a indignação de alguns integrantes. Em vídeos compartilhados na internet, alguns participantes dizem ter sido convocados pela polícia por compartilharem opiniões distintas a da gestão estadual.