Homem arromba sede do Casarão do Laborarte e leva equipamentos eletrônicos
Segundo integrantes do equipamento cultural, o prejuízo chega há mais de R$ 10 mil reais.
O casarão onde funciona a sede do Laborarte, na Rua Jansen Muller, no Centro de São Luís foi arrombado, no último domingo (28), por um homem não identificado. De acordo com a diretora-geral do Laborarte, Rosa Reis, o prejuízo chega há mais de R$ 10 mil reais. “O bandido conseguiu entrar no prédio pela porta lateral que tem uma grande e uma tranca e que fica ao lado da entrada principal”, contou a produtora cultural.
Segundo Rosa Reis do local foram levados os equipamentos eletrônicos que são usados nas apresentações culturais que acontecem na sede do Laborarte. Os equipamentos são: uma caixa de som Staner, uma mesa de som Wattsom, cubo de guitarra Stanner e um cubo de baixo Stanner.
Imira Brito, coordenadora de projetos fez uma postagem em sua página no Facebook denunciando a falta de segurança no local. “Esta não foi a primeira vez que tentaram entrar aqui, Desde que o Platão Central saiu da RefFesa o Casarão Laborarte foi arrombado do diversas vezes, sempre mal sucedidas. E nós o que fazemos? Vamos lá registramos boletim de ocorrência, reforçamos a proteção mais e mais..”, escreveu a produtora dizendo que na última como não conseguiram levar nada vez fizeram cocô na Sala Cecílio Sá.
Na tentativa de tentar localizar o ladrão, foi registrado um boletim de ocorrência, e já estão tentando identificar quem levou os equipamentos por imagens de vídeo e pedindo aos amigos para compartilharem, e se tiverem informações enviarem mensagem para os seguintes contatos: @luana_reis_brito @camilareismaranhao @rosabalaio @nelsinhoangola75 @dahorajuliocesar.
SOBRE O LABORARTE
O Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), é um grupo artístico independente, fundado em 1972, que realiza trabalhos culturais desenvolvidos no Maranhão, produzindo nas áreas de teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura. O grupo está sediado num casarão colonial no centro da cidade de São Luís onde desenvolve atividades culturais permanentes: oficina de tambor de crioula, oficina de dança do cacuriá, oficinas de teatro, oficina de ritmos populares do Maranhão, mantém uma Escola de Capoeira e programações culturais.
Com 40 anos de dedicação de uma equipe de cerca de 60 profissionais, é o desenvolvimento cultural da comunidade através de espetáculos, exposições, cursos, conferências e outros. Em 1986 o Laborarte começou a realizar estudos sobre teatralidade dos períodos de festa de São Luís, carnaval, festejos juninos e festas natalinas, e cria um calendário de eventos e espetáculos desenvolvidos pelo grupo que permitiam que este se mantenha em atividade durante todo o ano. Ações como o “Carnaval de 2ª”, “Rompendo Aleluia”, “Sexta no Labô”, “Tarde no Casarão” e “Caravana Laborarte” são resultados deste novo momento que acontecem até hoje.