ALERTA

Momo volta a aparecer incitando suicídio em vídeos infantis

Personagem inspirado em obra japonesa é “suspeita” de assustar crianças em vídeos no Youtube com desafios macabros

Reprodução

O uso do Youtube por crianças tem crescido enormemente nos últimos anos e com isso a importância do controle dos pais do conteúdo assistido pelos filhos deve ter maior atenção. Na última sexta-feira (15), a revista Crescer denunciou o aparecimento de um personagem macabro incitando ao suicídio em vídeos infantis populares na Internet.

A personagem, conhecida como Momo, foi criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês, e tem olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo” viralizou na internet no ano passado. Esse desafio envolvia roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio e extorsão.

A reportagem da revista Crescer relata o caso de um vídeo popular na internet de uma criança brincando de slime que é interrompido, após poucos segundos do início da sua exibição, com imagens da Momo ensinando o passo a passo de como cortar os pulsos, literalmente, em inglês.

Um relato da reportagem conta que mesmo após os pais colocarem o filtro no Youtube restringindo o acesso da filha ao conteúdo do Youtube Kids, a menina de oito anos relatou ter assistido à cena em três oportunidades e passou a ter medo de dormir sozinha.

O Youtube se manifestou sobre o assunto em resposta à revista Crescer, relatando que não foi encontrado nenhum conteúdo impróprio dentro de sua plataforma Kids.

“Muitos de vocês compartilharam suas preocupações conosco nos últimos dias sobre o Desafio Momo — prestamos muita atenção nisso. Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade. É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio / personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos e / ou miniaturas com eles […] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids”.

Desafio Momo

A preocupação aumentou depois que Arthur Luis Barros Santos, de 9 anos, foi encontrado morto em sua casa em Recife. A suspeita é que a criança possa ter tentado cumprir um desafio proposto pela Momo, já que havia feito comentários com a mãe sobre a boneca.

A boneca que é uma escultura chamada “Mulher Pássaro” está em um museu do Japão e começou a ser usada por golpistas e pessoas mal-intencionadas. As vítimas que adicionam os números têm dados roubados ou passam a receber desafios perigosos, como enforcamento.

As escolas brasileiras alertam para que pais e responsáveis fiquem próximos dos filhos e atentos para essa armadilha virtual. A coordenadora pedagógica Patrícia Chelopti revela que além de orientar sobre o uso adequado do aplicativo, a escola orienta a família a manter o diálogo aberto: “Na nossa época o perigo estava na rua, agora a rua está lá no quarto, está na sala, no celular das crianças”, alerta.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias