PM do Maranhão reforça patrulhamento com Operação Réveillon 2019
Região metropolitana de São Luís receberá maior contingente policial para garantir a segurança de quem festeja a virada de ano
Mais de quatro mil homens serão empregados pela Polícia Militar durante a Operação Réveillon Seguro 2019 em toda a região metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar). As ações começaram nesta quinta-feira (27) e se estenderão até a próxima terça-feira, 1º de janeiro.
O planejamento segue diretrizes do Comando Geral da Instituição e será executado pelos Comandos de Área Metropolitana juntamente com o Comando de Policiamento Especializado e o Comando de Missões Especiais, cobrindo todos os eventos festivos, religiosos, artísticos, shows e áreas da orla marítima. As ações de policiamento ostensivo que são realizadas periodicamente nos bairros continuam sendo executadas sem comprometimento do efetivo.
“A Polícia Militar está mobilizada para garantir que tenhamos segurança e tranquilidade nas festividades de ano novo em todo o nosso Estado. O planejamento foi montado levando em consideração os eventos do Governo do Maranhão sem deixar de garantir a segurança em todos os outros eventos espalhados pelas cidades. Tanto o cidadão maranhense quanto o turista podem ter total certeza que a Polícia Militar vai atuar em todo o estado”, garantiu o coronel Jorge Luongo, comandante geral da Polícia Militar.
Na região metropolitana durante este período será empregado o policiamento a pé, por viaturas, montado e aéreo. O patrulhamento conta com equipes do 1º, 6º, 8º, 9º,13º, 20º, 21º e 22º BPM’s que estão divididos em vários pontos da cidade fazendo o policiamento.
Equipes do Batalhão de Choque, Rotam e Bope, entre outras, também integrarão as ações a fim de garantir a segurança desde até a virada de ano na terça-feira. Equipes do 1º Regimento de Polícia Montado estão também distribuídos em pontos estratégicos. O Centro Tático Aéreo realiza o patrulhamento aéreo de toda a cidade. O Batalhão de Policiamento Rodoviária realiza blitzes e fiscalização da Lei Seca, com objetivo de manter o trânsito mais seguro. Além destas, o Batalhão de Policiamento de Turismo realiza o patrulhamento na orla marítima de São Luís e Centro Histórico.
Reforço nas entradas e saídas de São Luís
O subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, explicou que nas entradas e saídas de São Luís, a PM intensificou o policiamento a fim de evitar que armas, drogas, foragidos da justiça e veículos roubados entrem ou deixem a cidade. Um dos pontos que recebeu reforço no patrulhamento foi a Barreira da Estiva e o Terminal da Ponta da Espera, de onde partem e chegam os ferry boates da baixada maranhense.
O oficial informou também que além dos policiais das unidades operacionais e do serviço administrativo, o efetivo este ano conta com o reforço dos novos policiais que ingressaram na PM recentemente.
“Estamos trabalhando com todo o nosso efetivo para prevenir o registro de qualquer incidência criminal. Estaremos atentos a qualquer infração cometida durante as festividades”, finalizou o coronel.