Dicas

Saiba como fugir dos juros do cartão

Para não cair na armadilha dos juros altos, especialistas dão dicas para o uso consciente do cartão de crédito

A disparada das taxas de juros de mercado, que bateram mais de 435% neste semestre para o rotativo do cartão de crédito, é o principal motivo do enorme endividamento das famílias brasileiras.

Para não cair na armadilha dos juros altos, especialistas dão dicas para o uso consciente do cartão de crédito. E, se cair, como se livrar dela.

Fixar o limite do cartão de crédito em 50% do salário, não pagar parcela mínima da fatura e não emprestar o cartão para terceiros são as precauções mais recomendadas.

Comprar para pagar depois é tentador, mas pagar o mínimo da fatura do cartão pode comprometer as finanças.

 

Confira as dez dicas

1 – O limite do cartão não deve ultrapassar 50% do salário ou ganho mensal, o que evitará gastar mais do que se recebe.

2 – A grande facilidade de parcelamento no cartão contribui para o maior endividamento. Ao fazer parcelas fixas, é preciso ter consciência que está comprometendo o orçamento mensal de meses futuros.

3 – O maior erro em relação ao cartão é pagar a parcela mínima. As altas taxas de juros levam à inadimplência. Caso não consiga pagar a parcela total, procure outra linha de crédito que não passe de 2,5% ao mês.

4 – Evite o pagamento de anuidade do cartão. É possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção. Também nunca empreste seu cartão à outra pessoa, mesmo conhecida.

5 – Se tiver apenas um ganho mensal, mantenha apenas um cartão de crédito. Caso ganhe semanalmente, poderá ter até três cartões, com vencimento para os dias 10, 20 e 30. Com isso, pode comprar seis dias antes do vencimento de cada um, ganhando 36 dias de pagamento.

6 – Uma forma educada, financeiramente, de usar o cartão é saber aproveitar os benefícios, como prêmios ou milhagens.

7 – Caso não consiga pagar a fatura total do cartão no vencimento, é preciso fazer diagnóstico financeiro e descobrir o problema. Junto com isso, deverá buscar uma linha de crédito com taxas de juros baixos.

8 – É importante estar consciente que, ao parcelar no cartão de crédito, haverá pagamento de juros em cada prestação.

9 – Você não emprestaria a uma pessoa que não conhece para que pague em prestações sem juros? Não. Portanto, poupe dinheiro, compre à vista e peça descontos.

10 – O cartão utilizado sem consciência permite compras por impulso. Por isso, cuidado. É preciso ter responsabilidade na hora de consumir.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias