Dicas

Aprenda a acabar com sangramentos no corpo

Se alguém foi ferido e estiver sangrando, é importante agir rapidamente para controlar a perda de sangue

Sangramentos se referem à perda de sangue dos vasos sanguíneos localizados em qualquer lugar do corpo. Se alguém foi ferido e estiver sangrando, é importante agir rapidamente para controlar a perda de sangue. Na maioria dos casos, você deve manter o sangramento sob controle sem muita dificuldade. Em casos mais sérios, porém, o sangramento descontrolado ou grave pode contribuir para o estado de choque, para a interrupção da circulação ou para consequências à saúde mais sérias – como dano a tecidos e órgãos, o que pode levar à morte. Siga os passos abaixo para estancar sangramentos.

1 – Use água. A água corrente não apenas limpará o ferimento, como também ajudará a estancar o sangramento. Passe água corrente no corte para contrair os vasos sanguíneos e interromper o sangramento. Fazer o mesmo com água quente cauterizará o corte, permitindo que o sangue se coagule. Não use água quente e fria – você só precisa de uma das duas para agir.

– Você pode usar um cubo de gelo no lugar da água gelada para fechar artérias. Pressione o gelo na área do corte por alguns segundos até o ferimento se fechar e parar de sangrar.

– Se você tiver múltiplos cortes pequenos em seu corpo, tomar um banho quente limpará o sangue e cauterizará múltiplos ferimentos como consequência.

2 – Adicione vaselina. Tendo em vista a textura cerosa da vaselina, a aplicação de uma pequena quantidade dela a cortes menores bloqueará o fluxo de sangue para fora da pele e dará tempo para que o ferimento se coagule. Você pode usar protetor labial caso não tenha vaselina em mãos.

3 – Aplique vinagre branco. As propriedades adstringentes do vinagre ajudam a desinfetar e a coagular pequenos cortes. Passe um pouco de vinagre branco no corte com a ajuda de uma bola de algodão, e espere o sangramento parar.

4 – Passe um pouco de amido de milho. Espalhe um pouco de amido de milho no corte, tomando o cuidado para não esfregá-lo ou causar qualquer abrasão. Você pode pressionar ligeiramente o pó no corte para ajudar a acelerar o processo. Quando o corte parar de sangrar, use água corrente para remover o amido de milho da pele.

5 – Passe uma colherada de açúcar. Siga o conselho da Mary Poppin’s e despeje um pouco de açúcar sobre o corte. As qualidades antissépticas do açúcar ajudarão a limpá-lo, enquanto contribuem para o processo de coagulação do sangue.

6 – Use teias de aranha. Essa é uma grande opção caso você tenha se cortado durante uma trilha ou um passeio. Pegue um pouco de teias-de-aranha (GRATUITAS!) e coloque-as sobre o corte, enrolando-as se necessário. As teias estancarão o fluxo de sangue e fornecerão tempo ao corte para que ele cicatrize internamente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias