Nova Litorânea

Governador Flávio Dino assina contrato de reestruturação da Avenida Litorânea

Nesta primeira parte, além da implantação do sistema de transporte de média capacidade, o BRT inclui, entre outras intervenções

Governador Flávio Dino assina contrato de reestruturação da Avenida Litorânea
Mais uma obra importante que pretende qualificar e solucionar os conflitos do Sistema Viário de São Luís já está a caminho. O governador Flávio Dino assinou o contrato para obras do Projeto de Reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea – BRT Metropolitano, Lote 1.
Nesta primeira parte, anunciada pelo governador, além da implantação do sistema de transporte de média capacidade, o BRT inclui, entre outras intervenções, a extensão da Avenida Litorânea até o Olho d’Água.
O governador Flávio Dino assinou o contrato do Consórcio BRT – Litorânea, que visa a contratação da empresa especializada (DP Barros Pavimentação e Arveck Técnica e Construções) para a elaboração dos projetos básicos e executivos para implementação das obras. O grande investimento tem múltiplos objetivos, como melhorar a mobilidade urbana, a interligação dos municípios da Região Metropolitana da Ilha de São Luís e o aperfeiçoamento das condições de acessibilidade locais.
O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Arthur Cabral, explicou que as obras do Lote 1, correspondente às intervenções na Avenida Litorânea, conta com duas fases de execução.
O prefeito de São Luís, Edivaldo, esteve na solenidade e comemorou o novo investimento, que se somará a outros já realizados em parceria. “Uma obra muito importante para São Luís realizada pelo governador Flávio Dino. Já estamos fazendo algumas obras em parceria no que diz respeito a mobilidade urbana, a exemplo da Ponte Pai Inácio, da intervenção da Forquilha, e, agora, o anúncio desta obra tão importante”, destacou.
A obra
A fase 1 é destinada à extensão da Avenida Litorânea até o Olho d’Água (1.780m) e ampliação da Avenida Colares Moreira – Estaca 2 até a Ponte do Rio Calhau (1.040m). Já a fase 2, abrange a reestruturação da Avenida Litorânea existente entre o Rio Pimenta e a Ponte do Rio Calhau (2.665 metros); Avenida Colares Moreira – Estaca 1 (Rotatória do Calhau) até a Estaca 2 (905 metros); e a Avenida São Carlos no Olho d’Água (850m).
As intervenções na infraestrutura viária permitirão a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) e de um sistema binário, que consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, com a função de contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas. As vias contarão com semáforos inteligentes conectados aos ônibus que terão prioridade sob os outros veículos, resultando em um transporte mais rápido.
O segundo Lote, que compreende as intervenções na Avenida dos Holandeses, teve seu edital de licitação lançado no último dia 4 e deve ser finalizado até o próximo semestre.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias