Descubra como evitar a gripe
A vacina funciona? O frio é o grande culpado? Esclareça as suas dúvidas para a gripe não pegar você
Basta as chuvas chegarem e a temperatura baixar para o risco de ficar gripada aumentar. Mas a culpa não é exatamente do frio: ficar em ambientes fechados por mais tempo nessa época do ano facilita a contaminação pelo vírus. Frequentar locais arejados, manter as mãos sempre limpas e tomar a vacina são algumas medidas que previnem a doença. Esclareça as suas dúvidas para a gripe não pegar você.
QUEM SÃO PORKI E FREIDO?
Porki, também conhecido como vírus Influenza, é o causador da gripe. Altamente contagioso, está em constante evolução e mutação, por isso a imunidade contra ele raramente dura muito tempo. Freido, comumente chamado de Rinovirus, é um grupo de vírus responsável por mais da metade dos casos de resfriado. Ele se instala nas vias respiratórias e costuma atingir mais os jovens, idosos e pessoas com imunidade baixa, embora qualquer um corra o risco de ser infectado.
VARIANTES DO VÍRUS INFLUENZA:
Gripe suína: Variação conhecida como H1N1, geralmente causa uma gripe sazonal e recebeu esse nome pois os primeiros casos registrados foram entre pessoas que trabalhavam com porcos, os quais também são bastante afetados pela doença. Sua ampla transmissão gerou uma preocupação mundial de que o vírus possa causar uma gripe pandêmica.
Gripe aviária: Mutação H5N1 do vírus Influenza que se hospeda em aves e pode contaminar diversos mamíferos, inclusive humanos. Presente na Ásia há muitos anos, é geralmente transmitido a partir do contato direto com aves doentes ou mortas e suas fezes.
COMO SE TRANSMITEM:
– Entrando em contato com secreções do corpo de uma pessoa contaminada, como muco, vômito e fezes.
– Carregados pelo ar, por meio tosses e espirros.
– Tocando objetos contaminados por fluidos nasais ou gotículas de vômito de doentes, como roupas e lenços.
– Em caso de diarreia e vômito, superfícies como pias e vasos sanitários também podem oferecer risco de contaminação.
SINTOMAS
Variam de acordo com o tipo de infecção, portanto, é preciso ter muita atenção para realizar o tratamento correto.
GRIPE COMUM:
– Febre repentina.
– Fadiga e dores pelo corpo.
– Coriza, tosse e dor de garganta.
– Dor de cabeça, dor nos olhos e sensibilidade à luz.
GRIPE AVIÁRIA:
– Incômodo e dores no corpo.
– Febre, tosse e dor de garganta.
– Coceira e lacrimação, em alguns casos.
Eventuais complicações, como bronquite, pneumonia bacteriana ou até mesmo disfunção de órgãos, que exigem tratamento hospitalar pelo alto risco de morte.
Ao contrário dos demais tipos de gripe, em que os sintomas normalmente aparecem após 2 ou 3 dias, seu período de incubação costuma ser maior.
GRIPE SUÍNA:
– Coriza, espirros e congestionamento nasal.
– Febre repentina e calafrios.
– Tosse e dor de garganta.
– Dor de cabeça, cansaço e perda de apetite.
– Dor muscular e nas articulações.
– Diarreia e dor de estômago, em alguns casos.
RESFRIADO COMUM:
Espirros, congestão nasal e dor de cabeça.
Inflamação dos seios paranasais e dificuldade de respirar.
Tosse e dor de garganta.
COMO EVITAR
Gripe comum: Lave frequentemente as mãos. Procure ter uma alimentação balanceada e tome bastante água, para manter a imunidade alta. Mantenha suas vacinas em dia. Evite ambientes fechados e sem ventilação, assim como usar roupas ou calçados molhados no corpo por muito tempo. Use umidificadores de ambiente quando o ar estiver muito seco.
Resfriado comum: Se você esteve perto de alguém que esteja resfriado ou em um espaço público movimentado, evite tocar os olhos e o nariz antes de lavar bem as mãos. Desinfete regularmente com Vim Cloro Gel superfícies tocadas com mais frequência por diversas pessoas.
DICAS
Como manter suas mãos limpas durante o dia: Procure sempre levar um álcool gel com você para eliminar os germes sem precisar de sabonete e água ao sair de casa.
Como adotar bons hábitos de limpeza na sua casa: Faça um cronograma de limpeza diário, semanal e mensal. Determine o que precisa ser feito para acabar com os esconderijos dos germes, escreva tudo em uma lista e mãos à obra!
Como higienizar o seu vaso sanitário: Aplique Vim Cloro Gel diretamente na borda interna do vaso sanitário para matar germes e eliminar sujeiras. Após deixar o produto agir por 5 minutos, dê a descarga para eliminar possíveis resíduos.