DICA

Faça o conserto e manutenção de liquidificadores

A manutenção preventiva pode reduzir os consertos necessários para manter o liquidificador funcionando por muitos anos

O liquidificador de cozinha é um electrodoméstico com motor. A hélice dentro do copo está conectada ao eixo do motor. Ao variar a corrente que chega ao motor, controla-se a velocidade da hélice.
A manutenção preventiva pode reduzir os consertos necessários para manter o liquidificador funcionando por muitos anos. As medidas mais importantes que o utilizador do aparelho pode tomar são o conserto e manutenção do mesmo e não sobrecarregar o liquidificador mantendo a vedação em perfeitas condições.

Ajuste do parafuso de comando

Se o motor funcionar bem, mas a hélice no copo do liquidificador não girar como deveria, o problema pode ser o parafuso de comando. A causa mais frequente é um parafuso de comando frouxo.
1- Remova a base e vire o liquidificador de cabeça para baixo. A outra extremidade do eixo de comando surgirá na parte inferior do motor.
2- Segure o eixo de comando com uma chave-inglesa ou alicate, depois vire o liquidificador de lado para prender uma chave-inglesa ao parafuso de comando.
3- Mantenha firme o eixo de comando enquanto você gira o parafuso de comando no sentido horário.
A outra causa de problemas no parafuso de comando é o arredondamento de seus cantos, o que requer um novo parafuso. Para trocá-lo, inverta as instruções para apertá-lo, instale a nova peça e faça o ajuste.
Manutenção da hélice: o funcionamento da hélice do liquidificador é simples. Ela é movida pelo parafuso de comando, que mistura ou tritura alimentos dentro do copo.

Manutenção do motor

De modo geral, o motor suporta muitos anos de uso (mas não muito abuso). Infelizmente, se o motor precisa ser trocado, talvez seja mais compensador comprar um liquidificador novo.
É fácil testar o funcionamento do motor. Visto que existe um circuito que vai do cabo do electrodoméstico ao motor, através dos controles de velocidades
múltiplas, e de volta ao cabo, um ohmímetro (que faz parte do multímetro) pode testar o circuito.

1- Coloque o multímetro em cada pino do cabo eléctrico.
2- Selecione um botão ou gire levemente o controle de velocidade, depois leia a resistência no medidor.
3- Em seguida, gire o parafuso de comando uma vez no sentido horário. Se a leitura de resistência (em ohms) mudar, o motor precisa de manutenção. Leve-o à assistência técnica autorizada ou troque o aparelho, dependendo do custo.

Trocar o fusível

A maioria dos liquidificadores tem um fusível em série que protege o motor de sobrecarga. Se corrente excessiva for enviada ao motor, o fusível queima. Você precisa determinar se o fusível está funcionando.
1- Remova a base do liquidificador e localize o fusível no fio que vai da chave de velocidades múltiplas até o motor.
2- Desconecte o fio e use um multímetro para testar o fusível. Se o circuito estiver aberto, o fusível está queimado.
3- Troque o fusível defeituoso por outro de mesma capacidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias