DICA

Doenças associadas à deficiência de vitamina D

A vitamina D tem muitos benefícios para a saúde, desde promover o crescimento ósseo e muscular até diminuir a pressão arterial elevada

A vitamina D tem muitos benefícios para a saúde, desde promover o crescimento ósseo e muscular até diminuir a pressão arterial elevada, e estudos sugerem que ela pode até mesmo ajudar a aliviar a dor da fibromialgia e retardar a progressão da esclerose múltipla. Mas o oposto também é verdadeiro: Não recebendo quantidade suficiente de vitamina D pode prejudicar a sua saúde de maneiras surpreendentes.

Os sintomas de deficiência de vitamina D incluem dor óssea, fraqueza muscular, aumento da pressão arterial e depressão, mas também existe a associação com as seguintes condições graves de saúde:

1 – Demência

Um estudo de 2014 publicado na revista Neurology descobriu que a deficiência -moderada a grave – de vitamina D em idosos pode dobrar o risco de algumas formas de demência, incluindo a doença de Alzheimer. Demência é um declínio no pensamento, comportamento, memória que afeta negativamente a vida diária. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, sendo responsável por cerca de 80 por cento dos casos, de acordo com a Associação de Alzheimer.

O estudo analisou mais de 1.600 adultos sem demência com 65 anos ou mais. Os participantes com baixos níveis de vitamina D tinham risco de 53 por cento maiores de desenvolver demência.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias