Prefeitura de São Luís instala novas placas de orientação turística
Os locais em que as placas estão sendo colocadas foram definidos com base em estudo feito em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), deu início a mais uma etapa de instalação de placas de orientação turística. Desta vez, estão sendo colocados 14 pórticos, totalizando 56 placas, em diversos pontos da capital maranhense. A ação faz parte do programa de sinalização do Ministério do Turismo (MTur), com execução do município.
Para a titular da Setur, Socorro Araújo, a nova sinalização turística tem papel fundamental para facilitar o acesso dentro da capital, sobretudo, para quem é visitante. “Nosso objetivo é que as pessoas cheguem aqui e se sintam bem informadas para conhecer a nossa cidade e assim deseje retornar, conforme orienta o prefeito Edivaldo. Queremos que o turista aproveite todos os nossos diversos atrativos e, com o emplacamento, a experiência dele em São Luís será ainda mais proveitosa”, avaliou a secretária.
Os locais em que as placas estão sendo colocadas foram definidos com base em estudo feito em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), acompanhado de vistorias in loco das equipes técnicas da Setur. A ação começou pela Avenida Litorânea, nas proximidades da Praia de São Marcos, e Araçagi, na MA-203.
Placas bilíngues na capital
As placas sinalizam locais e distâncias – em português e inglês – de bairros, municípios, aeroporto, rodoviária e pontos turísticos. Além disso, algumas delas revivem os epítetos mais marcantes da cidade, como “Cidade dos Azulejos”, “Ilha do Amor” e “Atenas brasileira”, como forma de estimular o envolvimento de turistas e da comunidade local, para que vivam a atmosfera que a cidade adquiriu nos seus mais de 400 anos de história.
Toda a sinalização instalada pela Prefeitura atende aos parâmetros de inserção em espaços públicos, com base em planejamento articulado em dispositivos legais de trânsito, critérios de preservação do patrimônio histórico e com a incorporação das políticas municipais de desenvolvimento existentes.