COMBATE AO AEDES

Coleta de pneus em desuso acontece em São Luís

Prefeitura de São Luís coleta pneus em desuso em pontos estratégicos da capital maranhense

 

Na guerra contra doenças como a dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem recolhido pneus em desuso de 916 pontos estratégicos de controle de endemias como oficinas, borracharias, ferros-velhos e similares na capital. Esta ação previne a criação de focos do mosquito Aedes aegypti e combate o descarte irregular no meio ambiente.
Nesta semana, as equipes visitaram estabelecimentos localizados ao longo da Avenida dos Africanos, inspecionando os depósitos e coletando os pneus descartados. O borracheiro Francisco Carvalho aprovou a ação.
No ano passado, foram recolhidos mais de 80 mil pneus. O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Vigilância Sanitária, que identificam as áreas de risco e orientam a comunidade sobre o acondicionamento correto destes materiais.


Ecoponto para o descarte de pneus
A Prefeitura de São Luís foi a primeira das regiões Norte e Nordeste do país a criar um espaço exclusivo para receber pneus de descarte. Os pneus coletados são levados para um Ecoponto específico para descarte de pneus, instalado na sede da Semosp. Um dos benefícios alcançados com a coleta foi o fato de que, em novembro do ano passado, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado junto a mais de dois mil municípios brasileiros pelo Ministério da Saúde, colocou São Luís fora das cidades brasileiras com risco de enfrentar surtos das doenças causadas pelo mosquito.
Do ponto de descarte, os pneus são recolhidos por uma entidade ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que dá o destino ao material sem causar danos ao meio ambiente. A matéria-prima que compõe o pneu é separada; o aço é retirado e a borracha é triturada, servindo de alimentação em fornos de fábricas de cal e cimento em várias cidades do Nordeste. A população também pode entregar pneus velhos no Ecoponto que funciona na Semosp (Avenida Guajajaras, São Cristóvão) e tem capacidade de armazenar de 12 a 15 mil pneus.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias