BOLSA ESCOLA

Beneficiários em São Luís recebem cartões do Bolsa Escola

O prefeito Edivaldo participou de grande mutirão para entrega de cartões aos beneficiários do Programa Bolsa Escola, em São Luís

O prefeito Edivaldo participou de grande mutirão para entrega de cartões aos beneficiários do Programa Bolsa Escola, em São Luís. A ação, realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, contou com a presença do governador Flávio Dino e reuniu milhares de famílias contempladas pelo projeto, na capital. O mutirão aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
A meta do mutirão é entregar cerca de 22 mil cartões aos beneficiários retardatários da capital maranhense, que não receberam o instrumento no ano passado por motivos diversos, que impossibilitaram o trabalho dos Correios nesse processo. Entretanto, todos os alunos que ainda não receberam o cartão continuam beneficiados pelo Programa, este ano, e puderam ter acesso ao serviço na grande ação articulada para essa finalidade.

Beneficiários do Bolsa Escola
O Programa Bolsa Escola consiste na transferência direta de recursos para aquisição de materiais escolares às famílias que já são beneficiárias do programa federal ‘Bolsa Família’ e que tenham em sua composição crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos, regularmente matriculados em escolas públicas. Cerca de 1 milhão de estudantes da rede pública de ensino são beneficiados pelo Bolsa Escola, em todo o Estado.
Em São Luís o programa beneficia 85.676 crianças e adolescentes. A iniciativa de realizar o mutirão tem ainda como objetivo garantir que os cartões do ‘Bolsa Escola’ cheguem, de fato, às mãos das famílias contempladas, ainda no início deste ano letivo, beneficiando-os com a compra dos materiais escolares contemplados pelo programa. A expectativa é que, com entrega dessa remessa de cartões em São Luís, entre em circulação cerca de R$ 4,3 milhões, no comércio de papelaria local.

Valor do benefício
O valor do repasse é de R$ 51 por filho matriculado regularmente em escola pública. Os beneficiários têm até 90 dias para realizar a compra dos produtos nos estabelecimentos habilitados pelo Governo do Estado, nos municípios. Podem ser adquiridos todos os produtos com finalidade escolar.
A transferência do recurso é feita pelo Governo do Estado, em parcela única anual, paga no início de cada ano. A compra dos materiais é realizada pelos beneficiários por meio de cartão magnético fornecido ao responsável familiar de cada criança e adolescente. Entre os materiais que podem ser adquiridos estão mochila, lápis, caneta, borracha, régua, cadernos e similares, livros paradidáticos indicados pela escola, uniforme, tênis, meias, calças, bermudas, camisas e camisetas, entre outros produtos compreendidos pelo conceito de material escolar.

VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias