Prefeitura monta estrutura com diversas secretarias para garantir Carnaval tranquilo e seguro
Prefeitura monta estrutura com diversas secretarias para garantir
Para garantir segurança e muita alegria aos foliões da capital e aos turistas que visitarem a cidade durante as festas carnavalescas, a Prefeitura de São Luís montou um esquema de trabalho envolvendo diversas áreas da admistração municipal, que vão atuar em parceria com o Governo do Estado no “Carnaval de Todos”. Entre as equipes envolvidas no trabalho estão as da Saúde (Semus), Segurança com Cidadania (Semusc), Urbanismo e Habitação (Semurh), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Trânsito e Transporte (SMTT), além da Cultura (Secult).
Para garantir um ambiente limpo e asseado, a partir de sexta-feira (24), 250 agentes de limpeza estarão concentrados na manutenção dos corredores da folia. No disciplinamento do trânsito, a SMTT vai dispor de várias equipes, motos e viaturas, com um total de 260 agentes e a Blitz Urbana estará com 100 homens atuando nos locais da folia. Na área da saúde haverá distribuição de preservativos e testagem rápida.
A Semosp organizou um cronograma especial para a manutenção da limpeza pública durante os dias de festa. Os trabalhos tiveram início ainda na semana passada, com a execução dos serviços de capina, varrição, coleta e pintura de meio-fio. As ações contemplam ainda a instalação e substituição de luminárias, limpeza mecanizada e lavagem do circuito com carros-pipa na Avenida do Anel Viário e em vias da Madre Deus, Largo do Caroçudo, nas praças Nauro Machado e Deodoro, na Lagoa da Jansen e no Espigão da Ponta da Areia.
A partir de sexta-feira (24), 250 agentes de limpeza estarão concentrados na manutenção dos corredores da folia. Para evitar o descarte de lixo de forma irregular serão distribuídas 200 lixeiras em pontos estratégicos, além de oito caçambas, dois carros compactadores e três caminhões-pipas para realizar a lavagem dos locais.
Samu terá estrutura de atendimento no local
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também contará com uma estrutura disponibilizada para atendimento das emergências durante o período carnavalesco com ambulância de suporte avançado com equipe médica, na Passarela do Samba; ambulância de suporte básico, composta por socorristas, no Circuito Madre Deus, nas proximidades do Largo do Caroçudo e no Circuito Deodoro – Praia Grande.
Além dessas ambulâncias, continuarão em pleno funcionamento os serviços nas bases descentralizadas do Socorrinho, do Cohatrac; Unidade Mista do São Bernardo; região do Itaqui-Bacanga e Unidade de Urgência da Zona Rural, todas com ambulâncias de suporte básico de vida. A central do Samu, no Filipinho, contará com duas ambulâncias de suporte avançado, com equipe médica e duas motolâncias. A cobertura do Samu no Circuito de Carnaval iniciará às 18h e se estenderá até as 3h da manhã, dos dias 24 a 28 de fevereiro.
REDE DE URGÊNCIA
As unidades de urgência e emergência também terão atendimento intensificado durante todo o período do Carnaval, funcionando 24 horas, com estrutura de equipes profissionais reforçadas e estoques de insumos abastecidos.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, diz que os atendimentos serão feitos de acordo com a complexidade dos casos. “Temos os Socorrões I e II que vão atender os casos mais graves, e as urgências menores serão direcionadas para as Unidades Mistas do Coroadinho, Bequimão, São Bernardo e Itaqui-Bacanga, os Socorrinhos do São Francisco e Cohatrac e o Posto de Saúde do Anil. Seguindo esse fluxo, será possível disponibilizar um atendimento ágil e eficiente à população, num período em que as demandas aumentam bastante”, afirma.