QUALIFICAÇÃO

Prefeitura garante cursos na Cozinha Comunitária da Vila Cascavel

O público prioritário os usuários do equipamento e moradores do bairro

 

Oferta de cursos de capacitação sempre é bom, principalmente quando vai qualificar os usuários dos serviços da Cozinha Comunitária da Vila Cascavel. A parceria entre Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão foi definida durante reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes).

Os cursos e palestras serão realizados na sede da Cozinha Comunitária da Vila Cascavel, tendo como público prioritário os usuários do equipamento e moradores do bairro. Na grade formativa está palestra para jovens e adultos sobre combate às doenças como hipertensão e diabetes, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, a partir das 14h. Para o público infantil, será ofertada, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a partir das 14h, a oficina Chefe Mirim, que ensina, na teoria e prática, sobre alimentação nutritiva. A oficina será ofertada para 45 crianças.

QUALIFICAÇÃO PARA POPULAÇÃO
O superintendente de Ações Comunitárias da Semsa, Augusto César Rodrigues, avaliou a importância da parceria para somar na qualificação e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários atendidos. “Foi um encontro de extrema importância para formatarmos esta ação conjunta, que é o primeiro passo para ampliarmos as oportunidades de projetos e ações a esta e outras comunidades”, enfatizou o gestor.
Adultos, jovens e idosos terão a oportunidade de se informar na capacitação sobre doenças como hipertensão e diabetes. Na ocasião, os participantes recebem orientações preventivas referentes às doenças e dicas para amenizar os problemas causados por esses males. O curso também aborda o conjunto de cuidados gerais que devem ter pessoas que sofrem destas doenças crônicas e seu impacto na vida pessoal e familiar.
Já a criançada vai poder se divertir e aprender a comer bem, além de preparar pratos nutritivos com a oficina Chefe Mirim. Os pequenos vão aprender receitas bem fáceis tendo como ingredientes alimentos ricos em nutrientes e saudáveis. Paralelamente, também recebem informações nutricionais. Ao final, os participantes recebem certificado.
A segunda etapa de capacitação dos moradores do Residencial Ribeira, no Distrito Industrial de São Luís, iniciou esta semana abrindo cerca de 750 vagas em 13 cursos nas áreas educacional, de artesanato e de administração. A iniciativa faz parte das atividades do projeto Trabalho Técnico Social. A ação é promovida pela Prefeitura de São Luís nos empreendimentos habitacionais inseridos no programa Minha Casa, Minha Vida. O objetivo é gerar oportunidades de formação profissional, bem como fomentar o pequeno empreendedorismo e a organização comunitária dos beneficiários, estimulando a autonomia financeira das famílias e a geração de emprego e renda.
A lista de capacitações deste mês inclui cursos para produção de flores de tecido; decoração de sandália; biscuit; confecção de bonecas de pano; doces finos; capacitação em agente de portaria; atendimento com excelência / recepcionista e informática básica. Também constam da programação oficinas de arte, incentivo à leitura e práticas esportivas, atividades de cunho teatral e o passeio ‘Família Vai ao Cinema’. Ainda como parte das ações do projeto, serão oferecidos cursos preparatórios de Português e Matemática.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias