PARA A VAGA DE TEORI

Juíz maranhense está na lista tríplice para vaga no STF

As indicações da primeira fase de votação resultaram em uma relação de 34 nomes

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) concluiu há pouco a consulta que resultou em uma lista tríplice de indicados à vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF) e o maranhense Reynaldo Soares da Fonseca é um dos integrantes escolhidos.

A lista é composta pelo juiz federal Sérgio Fernando Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, e pelo desembargador do Tribunal Regional Federal de São Paulo Fausto De Sanctis. Moro recebeu 319 votos, Fonseca 318 e De Sanctis 165.

Participaram da votação 761 associados da AJUFE. A relação será entregue ao presidente Michel Temer como uma sugestão dos representantes da Justiça Federal para o preenchimento da vaga aberta no STF após a morte de Zavascki. Temer, que constitucionalmente é o único a indicar ministros para o STF, não é obrigado a segui-la.

A formação da lista tríplice da Ajufe ocorreu em duas fases. Do dia 24 ao dia 25, os associados puderam indicar nomes de juízes federais, desembargadores federais e ministros dos tribunais superiores para compor a lista prévia de candidatos. O único critério para a indicação na primeira etapa era o magistrado ter mais de 35 anos, como determina o artigo 101 da Constituição, que rege a composição do STF.
As indicações da primeira fase de votação resultaram em uma relação de 34 nomes. Do dia 26 ao dia 31, os pré-selecionados foram escolhidos por seus colegas de magistratura e os três mais votados deram origem à lista que será entregue ao presidente.

Segundo a Ajufe, a recomposição do pleno do STF é de extrema importância para que a Suprema Corte volte do recesso do Judiciário sem restrições em sua rotina de trabalho. Com a morte do ministro Teori Zavascki, vítima de um acidente aéreo no dia 19 de janeiro, muitas dúvidas surgiram sobre o futuro da Operação Lava Jato no Supremo. Teori é oriundo da Justiça Federal, por isso, a Ajufe considera imprescindível que a vaga na Corte seja destinada à Magistratura Federal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias