COMBATE AO CRIME NO CARNAVAL

Forças de seguranças realizam trabalho onstensivo

Forças de seguranças estão disponíveis para o combate à criminalidade, com um número expressivo de policiais e viaturas, no atendimento às ocorrências policiais no serviço preventivo ou ostensivo.

 

 

 

A Secretaria de Segurança Pública realizou um planejamento estratégico visando promover um período carnavalesco mais seguro, por parte das Polícias Civil, Militar e com o Corpo de Bombeiros Militar. As forças de seguranças estão disponíveis para o combate à criminalidade, com um número expressivo de policiais e viaturas, no atendimento às ocorrências policiais, sendo ele para o serviço preventivo ou ostensivo. Estão engajados nesta operação, Superintendentes da Polícia Civil, Comandantes da Polícia Militar, delegados e coronéis.

 

Policiais civis e militares, os quais atuam de forma integrada com o Corpo de Bombeiros Militar no período momesco na região metropolitana de São Luís, para estabelecer o combater a violência. A população hoje é assistida para atendimentos, cinco plantões centrais na região metropolitana de São Luís, funcionando 24 horas e ainda plantão de reforço.

 

Planejamento da Polícia Civil

 

A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio do Delegado Geral Lawrence Melo ressaltou que “as implementações realizadas durante os períodos festivos do carnaval de 2017, estão o funcionamento em caráter ininterrupto das delegacias durante o período momesco e ainda um posto especial está atuando em área estratégica, para tornar mais célere o atendimento e a resolução das demandas. O Delegado Geral de Polícia Civil enfatizou ainda, a Polícia Civil conta com um número de 24 delegados, 24 escrivães e 120 investigadores, os quais formam o atendimento às ocorrências, por meio da Polícia Civil durante o carnaval na região metropolitana de São Luís”, pontuou.

 

Segundo o Superintendente da Polícia Civil, Armando Pacheco, “o efetivo trabalha além dos 5º plantões ordinários, com um 6º plantão de reforço que funciona no prédio, que atualmente está em funcionamento o Plantão Central, na Rua do Norte. Além das equipes de plantões, estamos com mais este reforço, somando três equipes para atendimento à população. O reforço atua durante o período das festas das 16:00 até as 01:00 da madrugada, horário que encerra as festividades de carnaval no Maranhão. Dessa forma, a Polícia Civil objetiva permanecer mais próximo ao circuito carnavalesco, facilitando o acesso e tonar mais ágil o atendimento ao folião” sinalizou.

O superintendente repassou ainda, que os cinco Plantões Centrais estão funcionando 24 horas, os quais estão localizados nos bairros da Cidade Operária, na Av. Principal s/n; no Cohatrac, na Av. Norte Sul s/n; no Centro da Cidade, na Rua do Norte; no Maiobão, na Av. 15 s/n e na Vila Embratel, na Av. João Figueiredo s/n.

 

Em contrapartida, as ações da Polícia Civil no interior contam com um numero expressivo no combate aos crimes nos municípios maranhenses. O Superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI) Dicival Gonçalves informou que, “como resultado da estratégia de segurança no interior, as ações acontecem de forma integrada, com os nossos irmãos, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar”, Um quantitativo suficiente foi destacado para o interior, visando garantir a segurança do folião, que optarem a se deslocarem para os municípios.

Cerca de 1.500 homens estão de prontidão e aptos para o trabalho no período de carnaval na região metropolitana de São Luís. Deste contingente, aproximadamente 400 policiais estão atuando ativamente nos circuitos oficiais do Carnaval, que compreende os dias entre os dias 24 e 28, considerados os dias da folia momesca. Os policiais estão disponíveis na Madre Deus, Passarela do Samba, Beira Mar, Praça da Lagoa e Espigão Costeiro.

O Comandante Geral da Polícia Militar, o Cel. Frederico Pereira informou que “o efetivo policial estão ampliados para trabalhar durante o carnaval, e garantir aos maranhenses a mesma tranquilidade oferecida durante o pré-carnaval. É necessário que a população também colabore com a polícia, brincando com responsabilidade. O planejamento de segurança foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Guarda Municipal, Blitz Urbana e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e demais órgãos da segurança. Estamos otimistas, somos uma grande equipe e realizamos um planejamento detalhado”, destacou o comandante da PM.

Responsável pelo Policiamento de Área Metropolitana (Cpam I), o Cel. Pedro Ribeiro repassou, que “No circuito da Madre Deus haverá abordagens e revistas minuciosas, no sentido de conter e manter a disciplina. Estão montadas 11 barreiras disciplinadoras nas ruas que darão acesso ao circuito. Serão proibidos a entrada de bebidas em garrafas de vidro nos locais de festa”. o Cel. Ribeiro disse ainda, que o reforço das ações será realizado com o policiamento preventivo, onde contará também com o apoio do Centro Tático Aéreo, que fará o patrulhamento aéreo em toda região. Foram intensificadas as fiscalizações da Lei Seca, onde haverá bloqueios e barreiras, com teste de alcoolemia (bafômetro), e também contra veículos contendo  sons automotivos.

Planejamento do Corpo de Bombeiros

 

Há um número expressivo nos pontos designados como pontos oficiais, com o efetivo necessário e experimentada nos grandes eventos. A força das polícias em ação conjunta nos favorece e´tem reflexo para a diminuição naquelas ocorrências em que são geradas pelo Corpo de Bombeiros. Temos certeza que teremos como nos outros anos, um carnaval tranquilo e seguro, com o empenho de todos. “Pontuamos para os nossos militares de uma forma geral, a atenção para aqueles detalhes que precisamos observar, pois sabemos que por mais que se recomende, sabemos que há sempre aqueles casos de excesso de bebidas, que acarreta em grande número de ocorrências, onde as pessoas se excedem e e passal mal. Onde realizamos o atendimento prioritário e as encaminhamos para o hospital”, disse o coronel Ribeiro.

VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias