E se você pudesse ter o seu próprio negócio com menos de R$ 200
Você largaria seu emprego para ser o próprio patrão? O jornal Aqui-MA dá dicas valiosas para gastar pouco dinheiro e ser empresário.
E se você pudesse ter o seu próprio negócio com menos de R$ 200? Você largaria seu emprego para ser o próprio patrão? O jornal Aqui-MA dá dicas valiosas para gastar pouco dinheiro e ser empresário.
1. Qual o seu serviço?
Esta é a parte mais óbvia. Se você já sabe que tipo de negócio gostaria de ter, ótimo! Uma etapa a menos. Mas muita gente gostaria de empreender, mas não tem a mínima ideia do que abrir.
Procure pensar na intersecção entre o que faz bem, o que gosta de fazer e o que as pessoas precisam de ajuda para resolver.
2. Qual o propósito do seu serviço?
O ponto aqui é ter muito claro o “POR QUE” do seu serviço. Em Administração dá-se o nome de missão organizacional.
Não é um mero modismo ou academicismo. É muito importante você ter claro este propósito.
Ele vai lhe ajudar a criar seu argumento de vendas, sem falar que vai servir como base para decisões futuras, como por exemplo atender ou não um determinado tipo de cliente ou projeto (a única vez que minha empresa se desvirtuou de nossa missão rendeu um super prejuízo… mas isto é história para outro momento).
A missão da KaminskiAvalca, por exemplo, é Fazer Pequenas Empresas Se Tornarem Grandes. E tudo o que fazemos, fazemos para tornar nossos clientes melhores empreendedores.
3. Quais os resultados esperados com os seus serviços?
Esta etapa é muito importante! Tem muito prestador de serviço por aí vendendo serviços ao invés de vender resultados. Ninguém compra curso, consultoria, ajuda, opinião ou pitaco. Nós, simplesmente, compramos resultados.
Portanto, tenha muito claro quais resultados você vai alcançar com o seu serviço.
4. Como vai alcançar tai resultados?
Na questão 2, você responde o “POR QUE” o teu negócio / serviço existe. Na pergunta 3, você responde “ONDE” o cliente vai chegar ao lhe contratar. Agora você vai responder “COMO” irá fazer isto acontecer.
Exemplo: se você está criando vídeo-aulas de culinária japonesa caseira (porque você gosta, sabe sobre o assunto e tem muita gente que quer saber também). Como serão disponibilizadas estas aulas? Qual a metodologia a ser usada no ensino? O vocabulário será mais técnico ou mais informal? Quais serão as aulas a que a pessoa terá acesso?
Profissionalizando o Negócio (custo: menor que R$ 200)
Agora que você pensou a base do seu negócio, está na hora de dar uma profissionalizada – mesmo que aparente.
Novamente você vai criar 4 coisas:
1. Cartão de visitas (menos que R$ 50)
Mesmo que você esteja criando o negócio mais caseiro e informal do mundo, é importante passar um ar de profissionalismo. Portanto você vai criar um cartão de visitas.
Aí que vem a grande sacada: tem muitas gráficas que fazem a arte do cartão de visitas gratuitamente. Óbvio que não vai ficar um trabalho ultra profissional, mas provavelmente vai ficar bom o suficiente. Se você quer abrir uma empresa com menos de 200 pilas não dá para querer muito também!
2. Domínio próprio (domínio R$ 25 – anual + redirecionamento menos que R$ 100 – anual)
É um micro detalhe, mas pode ser a diferença entre fechar um cliente ou ele escolher outra empresa. Você irá entrar no site www.registro.br e vai pesquisar se o seu domínio desejado está disponível. Se sim, vai seguir as instruções e fazer o registro.
Além do registro do domínio você irá precisar de um serviço de redirecionamento. O que acontece: quando você registra, por exemplo, www.seucaozinhofeliz.com.br, você tem apenas o domínio. Mas este endereço não vai para lugar nenhum. Então, você precisa contratar uma empresa de hospedagem de sites que faça apenas o redirecionamento do endereço, ou seja, ao acessar o endereço acima a pessoa irá para OUTRO endereço – neste caso o endereço do seu blog (tópico abaixo).
Tome cuidado para ter certeza de que está contratando apenas o redirecionamento do domínio e não uma hospedagem inteira do site (site que você nem tem ainda) que irá custar bem mais caro.
3. Blog se passando por um site (R$ 0,00)
Existem algumas ferramentas gratuitas de criação de sites, assim como blogs. Por que? Porque o blog tende a ser mais dinâmico e vai lhe “obrigar” a criar postagens para alimentar o blog. E quanto mais conteúdo novo e constante você tiver, melhor ranqueado irá ficar seu blog pelo Google.