Como fazer fogo para churrasco
Na hora de preparar um churrasco, o foco vai toda para a carne, mas pouca gente dá atenção para um fator que é fundamental: o fogo
Na hora de preparar um churrasco, o foco vai toda para a carne, mas pouca gente dá atenção para um fator que é fundamental: o fogo! Embora pareça básico, ter uma técnica para acender a churrasqueira e administrar a brasa durante o processo de cozimento, faz toda a diferença para garantir o sabor e a maciez da carne.
Para fazer um churrasco de qualidade, tudo deve ser levado em conta: posição do carvão, como ascender o fogo, distância que a grelha ou espeto fica dda base da churrasqueira, além da colocação da carne sobre o fogo. Confira algumas dicas que irão fazer toda a diferença no seu churrasco.
1 – Carvão
Comece a preparar a churrasqueira escolhendo um carvão de qualidade, que costumam liberar pouca fumaça e possuem bom rendimento. A quantidade de carvão que será utilizada depende da churrasqueira e da carne que será assada, porém, para ter uma média, cerca de 6 kg de carvão é mais que o suficiente para um churrasco com aproximadamente dez pessoas.
2 – Acender o fogo
Na hora de acender o fogo, opte sempre por acendedores de churrasqueira, que podem ser encontrados em qualquer supermercado e evitam problemas. Usar álcool, e outras substâncias tóxicas, como querosene, gasolina e diesel, além de deixar gosto ruim na carne, podem causar explosões ou formar grandes labaredas.
Uma forma prática para colocar fogo na churrasqueira é formando um tipo de vulcão, ao enrolar jornal em uma garrafa de cerveja. Para acender o fogo, basta tirar a garrafa, ajeitar o carvão em volta e jogar no meio do “vulcão” um pedaço de jornal com o fogo já aceso. Além de ser seguro, o fogo ficará mais consistente, uma vez que ele começará de baixo para cima e dentro para fora do carvão.
3 – Dê preferência à brasa
Um bom churrasco se faz com o calor das brasas e não com a labareda inicial do carvão. O ideal é acender a churrasqueira aproximadamente quarenta minutos antes de colocar a carne. Quando o carvão tiver queimado e a fumaça inicial, que transfere gosto à carne, tiver diminuído, desmanche o morrinho e espalhe a brasa uniformemente, garantindo que o calor seja o mesmo em todos os pontos da churrasqueira.
4 – Fogo baixo
Quando surgem labaredas, a primeira reação para abaixar o fogo é jogar água. No entanto, essa prática não é a mais aconselhável, uma vez que a água faz com que o calor da temperatura seja perdido, além de levantar uma fuligem branca que se desprende da brasa e compromete o sabor da carne.
Para resolver este problema, o ideal é, antes de começar o churrasco, juntar as cinzas que ficaram acumuladas do churrasco anterior e separar em um pote. Quando subirem as labaredas, basta jogar as cinzas sobre o fogo.
Para encerrar o churrasco, deixe o fogo queimar por completo e apagar sozinho. Com essas dicas, o seu churrasco vai ser mais seguro e o que é, mais importante: ficará ainda mais saboroso.