Cansado de ter chulé?
Tirou o sapato e o cheiro ruim subiu? Saiba como atenuar os odores do chulé, ou até mesmo evitá-los
Só quem tem chulé sabe como é constrangedor tirar os sapatos em qualquer lugar. Experimentar sapatos em lojas, ficar mais à vontade na casa de amigos ou da família… tudo isso se torna uma situação constrangedora para quem sofreu com o mau cheiro nos pés.
Nem sempre o chulé é causado pela falta de higiene. Muitos casos surgem por conta do suor em excesso nos pés, ou como consequência de outras doenças. Mas o “fedorzinho” pode ser evitado com uma rotina de higiene cuidadosa, junto com outras medidas mais simples, como tratamentos caseiros.
Veja abaixo algumas receitas para se livrar do chulé:
SPA de vinagre:
Misture 1/2 xícara de vinagre de qualquer odor com dois litros de água morna. Em seguida, deixe os pés imersos na mistura por cerca de meia hora. Lave-os cuidadosamente com sabonete, de preferência antisséptico, e os enxugue completamente. De preferência realize este tratamento antes de dormir, porque não se pode usar calçados após a imersão, já que o cheiro pioraria.
SPA do gengibre:
Separe um pedaço de gengibre, enrole em uma gaze e deixe-o dentro da água quente por alguns minutos. Depois esfregue o líquido nos pés, usando este pedaço de gaze, todas as noites após o banho. Repita este tratamento por duas semanas.
Banho de chá:
Prepare uma mistura com dois saquinhos de chá preto ou verde e um litro de água quente. Quando a temperatura estiver confortável, deixe os pés imersos por 15 minutos na solução. Repita o tratamento todas as noites, por uma semana. O chá vai te ajudar a eliminar os odores por conter o ácido tânico, que combate o suor excessivo.
Banho de sal:
Misture 1/2 copo de sal grosso ou 4 colheres de sal refinado com um litro d’água. Lave os pés normalmente, e em seguido os mergulhe na mistura. Mantenho-os imersos por 10 minutos, e depois os enxugue sem tornar a lavar os pés. Pessoas com o chulé muito forte devem fazer isso diarimente, porque o sal tira o “suor” dos pés e impede o crescimento das bactérias que causam o mau cheiro.
Melhore a alimentação:
Como o chulé também pode ser causado pela deficiência de zinco no organismo, o acréscimo de alimentos ricos na vitamina na sua dieta podem te ajudar a controlar o odor. Entre os alimentos recomendados estão a maçã, abacaxi, banana e morango, duas porções por dia.
Secador de cabelos nos sapatos:
Antes de usar qualquer calçado fechado, que tal usar um secado de cabelos nele? Seque-os por dentro, e em seguida aplique talco antisséptico ou de bebê em cada um.