Ministro autoriza investigação contra Lobão e José Reinaldo na Lava Jato
Os nomes dos dois fazem parte da chamada ‘Lista do Janot’
O ministro relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, autorizou a Procuradoria Geral da República (PGR) a investigar o senador Edison Lobão (PMDB) e o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), o último por fatos de quando era governador do Maranhão. Os nomes dos dois fazem parte da chamada ‘Lista do Janot’, que apresenta, no total, pedidos para investigar 9 ministros, 29 senadores e 42 deputados federais. A informação é do jornal ‘O Estado de S. Paulo’.
De acordo com o Ministério Público, Edison Lobão recebeu R$ 5,5 milhões para interferir com o governo federal para anulação da adjudicação da obra da usina de Jirau. Segundo o MP, o repasse teria sido feito por meio do Setor de Operações Estruturadas e registrado no sistema “Drousys”, tendo o beneficiário sido identificado como “Esquálido”. O deputado federal José Reinaldo, por sua vez, é será investigado por ações de quando governou o estado do Maranhão.
A ‘lista do Janot’ contém 211 pedidos de remessa de trechos das delações que citam pessoas sem foro no STF para outras instâncias da Justiça, 83 pedidos de inquérito, 7 pedidos de arquivamento e 19 outras providências.
Até o momento, Lobão e José Reinaldo não se pronunciaram.