exigências

Conheça o perfil profissional das empresas de São Luís

Conheça as principais exigências de perfil profissional das empresas da cidade de acordo com o Senac no Maranhão

Reprodução

Conseguir um emprego nos dias atuais não tem sido uma tarefa fácil, pois, além da qualificação profissional, as empresas têm exigido do profissional um perfil diferenciado. Por meio do Banco de Oportunidades, o Senac no Maranhão fez um levantamento do perfil profissional exigido pelas empresas em São Luís, de janeiro a março de 2017.

A coordenadora do Banco de Oportunidades do Senac no Maranhão, Rosângela Martins, afirma que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, demandando investimentos na qualificação profissional. “O marketing pessoal, a elaboração correta do currículo, uma boa rede de contatos e o uso adequado das redes sociais são elementos importantes que diferenciam o perfil profissional do candidato”, ressaltou.

Entre as exigências do mercado, destacam-se abaixo alguns pontos do que as empresas mais têm solicitado.

Experiência profissional
Quando o contratado já possui experiência profissional, a empresa poupa tempo e funcionários com as atividades de treinamentos para o novo empregado.

Curso na área de atuação
Com um curso na área, o profissional tem mais conhecimentos sobre as atividades que irá desenvolver diariamente, e, assim, terá facilidade para lidar com as situações que surgirem.

Ensino médio
O ensino médio é essencial para todas as áreas. Ter o conhecimento básico das disciplinas ajuda nas tarefas do dia a dia em todos os aspectos.

Disponibilidade para o trabalho nos três turnos
Quando uma pessoa tem disponibilidade de horário, a empresa tem em vista que pode contar com o funcionário na hora em que precisar, tornando possível a flexibilidade de horário quando necessário.

Saiba como impressionar em uma entrevista de emprego

EVITE ROUPAS APERTADAS E DESCONFORTÁVEIS
Use roupas e calçados de cores discretas, bem limpos e cuidados. Na hora de escolher o que vestir, procure algo que combine com sua área de atuação. A aparência deve ser impecável e formal, afirma Rosângela.

CONHEÇA O PERFIL DA EMPRESA
Procure conhecer o perfil da empresa para tentar entender o que ela está querendo de você. Consulte o site da empresa, verifique em que segmentos ela atua e descubra quais são seus parceiros ou clientes, assim você chega preparado para responder as perguntas e mostra interesse na vaga.

ANTECEDÊNCIA
Verifique o local, data e horário da seleção para não se atrasar. Chegue sempre 15 minutos antes da hora marcada. Chegue com antecedência. Se necessário, verifique um dia antes o caminho até o local ou as linhas de ônibus que fazem aquele trajeto.

SAIBA MAIS!
Para facilitar a entrada de jovens no mundo do trabalho, o Senac conta com o Banco de Oportunidades, que oferece aos egressos a possibilidade de conquistar uma vaga no mercado, uma vez que o setor estabelece o contato direto com empresas que buscam profissionais qualificados pelo Senac. Para conhecer mais sobre o serviço, acesse o site www.ma.senac.br.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias