Esporte

Basquete no Bairro, projeto de inclusão

Inciativa da ex-jogadora Iziane Castro visa o desenvolvimento integral, por meio do esporte dos mais de 250 participantes entre crianças e adolescentes

Reprodução

O Projeto Liberdade com Basquete atende hoje mais de 250 crianças e adolescentes com ações que tem como principal requisito o comprovante da frequência escolar. Foi fundado no bairro da Liberdade no ano de 2015. A inciativa é da ex-jogadora Iziane Castro, e visa o desenvolvimento integral, melhorar o aprendizado e a saúde por meio da pratica esportiva dos participantes.

Com sede na rua Alberto de Oliveira, no Bairro da Liberdade, e com treinos esportivos, palestras e acompanhamento psicopedagogo, o projeto Liberdade com Basquete atende adolescentes e crianças do bairro, com ações no período da manhã e tarde, durante as segundas, quartas e sextas-feiras.

Iziane Castro, presidente e fundadora do projeto, vê o desenvolvimento como uma ação de sucesso. “Visamos o desenvolvimento integral, melhoria do aprendizado e a saúde por meio da pratica esportiva, além do fomento à educação através de atividades socioeducacionais,   promovendo a inclusão social com o acompanhamento socioassistencial. Podemos notar através de dados das escolas, a melhora do rendimento escolar, uma vez que atividades físicas podem melhorar o humor, a inteligência e até mesmo formar novos neurônios”, afirma Iziane.

O professor Paulo Ribeiro, com mais de 40 anos de vivência no basquete, acredita que o projeto é um grande aliado na educação dessas crianças e adolescentes. “Não existe coisa melhor do que o esporte para educar. A criança aprende a competir, vencer, perder, de forma que é bem assim que ocorre em nossa vida, onde no dia a dia nós temos que lutar muito pela sobrevivência em torno de tudo.Existem alguns momentos que temos derrotas e vitorias, e é dentro do esporte que aprendemos essa disciplina, fazendo o bem. E esse projeto é basicamente isso, uma escola para a vida”, explicou o professor.

Paulo Ribeiro um dos professores do projeto revelou ainda que apesar da linha social do projeto, os pequenos atletas podem se tornar grandes ídolos no basquete. “Sem dúvida nenhuma esse projeto é um projeto muito interessante.Você sabe que aqui é uma área de risco muito grande, e esses garotos através do esporte estão interagindo e criando mais disciplina.  Também podemos revelar bons atletas. Aqui, eu tenho garotos que já levei esse ano para jogar pelo Sampaio Corrêa sub-14, sub15, tem garoto agora que eu estou selecionando para jogar o Campeonato Norte e Nordeste, então isso é interação que eles têm com outros segmentos da sociedade da qual vai existir a inclusão social”, acrescentou.

Foto: Karlos Geromy

Julia Vitoria Pereira, com 10 anos de idade, aluna do 5º ano do ensino fundamental, gosta muito de basquete, e já sonha em ser uma atleta profissional. “Eu gosto muito de esporte e treino bastante para ser uma grande jogadora, com ajuda de Deus serei, com certeza. O dia que mamãe fala que não dar pra vir, eu choro e fico muito triste, pois eu gosto muito de treinar. Ainda estou aprendendo”.

Quem também falou sobre o  projeto foi a pequena Emile Cristine de 8 anos. “Eu gosto muito de jogar basquete e é por isso que eu venho treinar todo dia, eu quero ser uma jogadora legal igual a Iziane”.

Satisfeita com o resultado dos projeto, a dona de casa Lidiane Campos, 34 anos, fala sobre os benefícios que o basquete trouxe para a vida da sua filha. “Esse projeto, desde quando foi implantado aqui em nosso bairro, eu achei muito interessante, onde os meninos que estudam de manhã e à tarde não tinham nada o que fazer, vêm pra cá, e treinam, gostam demais e vão se devolvendo. Minha filha  está há um ano e já melhorou bastante. A saúde melhorou, pois ela era muito acanhada e criança é boa é agitada, agora ela ficou mais esperta. Eu acompanho minha filha em todos os treinos e fico aqui observando e incentivando ela”,  revelou.

Destaques

O projeto, que tem como objetivo contribuir na educação de adolescentes do bairro e adjacências, revela nomes para o cenário do esporte local, além de abrir portas para alunos estudarem em escolas particulares de São Luís. “Dentro do projeto, podemos destacar Andra que com 11 anos e 1,80m foi encaminhada para a escolinha Beto Sport e hoje joga os campeonatos de base da Federação Maranhense de Basquete por este clube, além de ter ganhado uma bolsa de estudo pra a Escola Educalis, onde estuda e jogará o JEMs 2017. Também temos a Brenda, de 10 anos, e o Felipe, de 11 anos. Mesmo novinhos já se destacam no esporte”.

Dificuldade

Atualmente, uma das dificuldades enfrentadas pelo projeto está relacionado a questões financeiras. “A nossa dificuldade é o financeiro, apesar do apoio do estado do Maranhão, através da lei de incentivo ao Esporte e da empresa parceira, Cemar, que nos permite executar o Projeto Liberdade com Basquete, o Instituto Iziane Castro administra a Quadra Poliesportiva da Liberdade sem nenhuma verba, mantemos a quadra através de recursos próprios que a entidade não possui e doações de materiais. o Centro Elétrico virou nosso parceiro em maio. É preciso ainda de um pouco mais de aporte financeiro para conseguirmos gerir a entidade. Lembrando, que o dinheiro da Lei de Incentivo é apenas para a execução do projeto, não podendo ser utilizado para administração da entidade ou de suas dependências, no caso, a quadra. Gostaria de ressaltar também o apoio da Prefeitura de São Luís, que cedeu ao Instituto Iziane Castro o termo de cessão de uso” disse Iziane.

Apelo

Aproveitamos aqui para inteirar, se alguém sentir o desejo de contribuir com o projeto qualquer aporte financeiro pode ser depositado em nossa conta no: Banco do Brasil Ag.2953 Conta Corrente.49231-0 CNPJ- 210016740001-80.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias