"Alguém sempre precisa”

Semana de Doação Voluntária de Sangue do Hemomar começa segunda-feira

Ao longo da Semana Nacional da Doação Voluntária, o Hemomar realizará palestras e coletas externas.

“Doe sangue, alguém sempre precisa” é o tema da campanha que acontece, entre os dias 20 e 25 de novembro, nos Centros de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A abertura da Semana Nacional da Doação Voluntária acontece nesta segunda (20), às 9h, na sede do Hemomar, em São Luís.

O campanha pretende sensibilizar novos doadores e estimular a doação de sangue para manutenção de estoque adequado ao atendimento da demanda transfusional dos hospitais da capital e do interior do estado.

Durante o período de campanha o Hemomar espera aumentar a média diária de comparecimentos, com adesão de novos voluntários e comparecimento dos doadores regulares. A participação da população nesta campanha é de extrema importância para manter estoque de sangue, no período de final de ano, quando é previsível a diminuição do número de doadores.

Ao longo da Semana Nacional da Doação Voluntária, o Hemomar realizará palestras e coletas externas. No dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, haverá atividades no auditório do Hemomar e coleta externa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Cohatrac, em São Luís.

Requisitos

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado (sem alimentos gordurosos) e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Quem não pode doar

Entre os grupos que não podem doar sangue estão mulheres grávidas, pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hepatites B e C, Aids, doença de chagas, malária e quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis.

Se estiver resfriado, o doador deve esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, esteve em região de malária ou fez sexo sem proteção deve aguardar um ano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias