cavalgada, exposições e shows

49ª Expoimp movimenta Região Tocantina

A 49ª Exposição Agropecuária de Imperatriz inicia hoje com cavalgada, exposições e shows. A Expoimp é vitrine dos avanços do setor agropecuário na Região Tocantina

Bovinocultura é um dos destaques da produção na Região Tocantina. Animais estarão em exposição durante a 49ª Expoimp

Mais uma vez, a Região Tocantina será palco de um dos maiores eventos agropecuários do Maranhão. A 49ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) inicia neste sábado, 08, e se estende até 16 de julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

Com o tema “A força do agronegócio alimentando o mundo”, a Expoimp tem o objetivo de apresentar os avanços do setor e aquecer a economia da região. Nesta edição, são mais de 200 estandes distribuídos no local do evento, envolvendo diversos segmentos. Nos nove dias de realização da feira, é esperado um público de 150 mil pessoas.

O evento agropecuário – que integra exposições, palestras, leilões e agenda de shows – é realizado pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) com o apoio do Governo do Estado e por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

De acordo com Renato Pereira, presidente do Sinrural, Imperatriz e região vivem hoje um momento ímpar no que diz respeito ao agronegócio com o incremento de tecnologias. “Apesar do baixo valor da arroba do boi, os produtores estão trabalhando cada vez mais com tecnologia e aumentando o seu nível de conhecimento através de cursos e palestras que são oferecidos, o ano inteiro, pelo Sindicato Rural para todos os produtores”.

Para o pecuarista, a agricultura também vem representando fortemente a região com a abertura de novas fronteiras, principalmente em Açailândia e Bom Jesus das Selvas. “O investimento está sendo muito grande por parte dos produtores do sul do país e de produtores maranhenses também. Isso mostra a pujança do agronegócio”, relata.

Durante a exposição, instituições como Sebrae, Governo do Estado e Senar vão promover capacitações, discussões e eventos sobre o setor produtivo local com programações ao longo da semana. Além disso, o governo do estado vai entregar aos produtores assistidos pelos programas Mais Produção e Agropolos, kits de irrigação, ordenhadeiras mecanizadas e tanques de resfriamento de leite, sementes de hortaliças e insumos.

Desempenho e incentivo

O desempenho da Região Tocantina no setor leiteiro a coloca em situação de competitividade no cenário nacional. No Brasil, a média de produção de leite por vaca é de 5kg de leite/vaca/dia segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No estado, a mesma média saiu de 4,43 para 4,98 kg de leite/vaca/dia, e, especialmente na Região Tocantina, saiu de 4,57 para 5,21kg de leite/ vaca/dia, superando a média nacional em 4%. Os dados são da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) que, por meio do Programa Mais Produção, vem incentivando essa e outras cadeias produtivas em todo o estado.

Além da cadeia do leite, o Programa Mais Produção, voltado para o aumento da produção agropecuária e valorização dos produtos maranhenses, já vem promovendo mudanças em outras nove cadeias produtivas defi nidas como prioritárias. Um dos diferenciais do programa é a assistência técnica e gerencial realiza por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), atendendo, na região, 400 propriedades na cadeia do leite, 64 na de carne e couro e 25 na de hortifruticultura.

O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, destaca a importância dessas ações na região. “Com tecnologia, equipamentos e assistência, estamos buscando desenvolver ainda mais as cadeias do leite e da carne, incentivando principalmente os pequenos e médios produtores, e ampliar a hortifruticultura, que tem grande potencial, por meio dos Programas Mais Produção e Agropolos”, disse.

Em pouco tempo, já vemos excelentes resultados e que temos potencial para evoluir muito mais. Com as medidas gerenciais e zootécnicas recomendadas, esperamos que os produtores assistidos pelo programa estejam bem mais preparados para o período das secas, no segundo semestre, para que a falta de chuvas não prejudique esse bom desempenho”, disse.

O bom momento é confirmado pelo presidente do Sinrural, Renato Pereira, “Nós acreditamos que com apoio governamental, e, principalmente, a dinâmica do produtor rural maranhense e, também, dos que estão vindo de fora, o nosso estado será daqui a alguns anos um dos maiores produtores de grãos e de carne do país”, avalia.

Na cadeia da bovinocultura de corte, uma das inovações é o sistema de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta (ILPF), que já vinha sendo adotado por grandes produtores locais e agora está sendo difundida entre pequenos e médios produtores pela Sagrima. Trata-se de uma metodologia de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas, integrando os componentes: lavoura, pecuária e fl oresta, em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. Assim, o solo pode ser explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a custos mais competitivos. O incentivo ao beneficiamento e comercialização do couro também se destaca com a inauguração do Iema Couros pela parceria entre as Secretarias de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Atrações

Além da oportunidade de negócio para os expositores, a Expoimp oferece um espaço de entretenimento a seus visitantes. Como nas edições anteriores, o evento abre ofi cialmente com a tradicional cavalgada, reunindo cavaleiros, amazonas e carroças em percurso até o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Neste primeiro dia, a entrada será gratuita e terá como atração o show da banda Forró Fama de Rei. As atrações nacionais fi cam por conta dos artistas Gabriel Diniz, Mano Walter, Zé Neto & Cristiano e Pe. Alessandro Campos.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias