É oficial!

Tremor registrado em Vargem Grande é o maior da história do Maranhão

O Imparcial conversou com o Centro de Sismologia de São Paulo sobre os abalos sentidos em cidades maranhenses nesta terça-feira (3)

O tremor de terra registrado no Maranhão nesta terça-feira (3), com epicentro na cidade de Vargem Grande, a 120 km de São Luís, foi o maior abalo sísmico registrado na história do Estado, de acordo com dados levantados, a pedido de O Imparcial, pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O tremor foi sentido em várias cidades maranhenses, inclusive na capital São Luís.

Segundo o Centro de Sismologia, o abalo alcançou uma magnitude de 4.6 na escala Richter, às 09:43:42 no horário local no Maranhão. Em uma primeira análise, divulgada na manhã desta terça, o epicentro apontado para o abalo foi a cidade de Belágua, a 280 km de São Luís. No entanto, após reanalisarem os dados, os especialistas concluíram que o abalo teve epicentro próximo às cidades de Vargem Grande e Presidente Vargas, a 90 km de São Luís.

O Maranhão está em uma das regiões do Brasil menos ativa sismicamente. Até então, os maiores tremores registrados no Maranhão foram registrados em 1871, em Itapicuru (magnitude 4), em 1909, na cidade de Alcântara (magnitude 3), e em 1981, perto de João Lisboa (magnitude 3.4).

“Foi um tremor incomum para o Maranhão, embora de magnitude normal para o Brasil onde tremores ainda maiores, acima de magnitude 5, ocorrem a cada 5 anos em média. Os estados do Ceará e Rio Grande do Norte, por exemplo, são palco de atividade sísmica muito frequente, como atesta o grupo de sismologia da UFRN”, explicou o Centro de Sismologia de São Paulo, ao O Imparcial.

Tremor sentido em Teresina (PI)

De acordo com os especialistas, era esperado que o tremor fosse sentido em outras regiões. “Tremores de magnitude 4.6 são normalmente sentidos a distâncias de até 150 a 250 km, compatível com os relatos enviados ao Centro de Sismologia da USP. As cidades mais próximas, como Presidente Vargas, Vargem Grande e Albano Franco, estão a mais de 10 km do epicentro”, esclareceu o Centro da USP.

Novos tremores podem acontecer, mas são imprevisíveis, segundo os especialistas. “Não é possível prever tremores de terra, nem tampouco saber como os tremores evoluirão”, explicaram.

Explicação para o tremor no Maranhão

De acordo com o Centro Sismologia de São Paulo, os abalos sentidos nas cidades maranhenses têm origem na movimentação das placas tectônicas. “Como o Brasil está no meio de uma placa tectônica, longe de suas bordas, terremotos muito fortes e catastróficos são extremamente raros. Porém, as forças geológicas que movimentam a Placa da América do Sul causam grandes pressões no interior da placa. Essas pressões geológicas, agindo continuamente na crosta terrestre, são uma das principais causas dos sismos no Brasil em geral”, finalizam os especialistas.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias