No SUS de São Luís

São Luís inicia vacinação contra HPV em meninos no SUS

Nos meninos, a vacina previne contra os cânceres de pênis, ânus e garganta

Todas as 66 salas de imunização disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde de São Luís estão com estoque para  suficiente de vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para atender ao primeiro grupo de meninos com idade de 12 e 13 anos, conforme recomendação do Ministério de Saúde.

A campanha de vacinação contra o HPV destinada aos meninos teve início esta semana em todo o pais. Antes, apenas as meninas de 9 a 11 anos recebiam as doses da vacina. A inclusão dos garotos amplia o público contemplado pelas ações de prevenção contra os diversos tipos de cânceres causados pelo HPV à medida que visa protegê-los desde cedo, antes mesmo de iniciarem a vida sexual, quando a vacina é considerada mais eficaz, segundo especialistas na área.

Nos meninos, a vacina previne contra os cânceres de pênis, ânus e garganta. A iniciativa de vaciná-los contribui ainda para a diminuição da circulação do vírus na população, beneficiando também o público feminino no combate ao câncer de colo do útero e vulva.

O adolescente Rangel de Jesus Costa Lindoso, 12 anos, foi um dos primeiros a chegar, na manhã desta quarta-feira (4), na Unidade de Saúde do Bairro de Fátima.

“Acho importante tomar logo a vacina para evitar ter os problemas que o vírus causa”, disse o garoto, que estava acompanhado da mãe, Nilcelene Santos Costa, 33 anos. “Hoje em dia os jovens iniciam a atividade sexual cada vez mais cedo. Por isso, achei importante trazer logo meu filho. Se podemos prevenir as doenças causadas pelo HPV não temos de perder tempo”, completou a mãe do adolescente.

O trabalho visando abranger o público-alvo da campanha está sendo executado de forma coordenada com outras ações desenvolvidas pelos agentes de saúde do setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da Semus.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias