Em São Luís, 42% das mortes no trânsito são por atropelamento
Segundo o levantamento, durante todo o ano passado, 78 pessoas morreram em acidentes de trânsito na Região Metropolitana de São Luís
Em 2016, 42,3% das mortes no trânsito registradas na Região Metropolitana de São Luís foram causadas por atropelamentos, de acordo com um levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA), nesta quarta-feira (4). Na manhã desta quarta, uma mulher morreu após ser atropelada na Camboa, na capital.
Segundo o levantamento, durante todo o ano passado, 78 pessoas morreram em acidentes de trânsito na Região Metropolitana, o que representa um crescimento de 4% no número de acidentes em relação a 2015, quando 75 pessoas morreram.
Das 78 mortes registradas em 2016, o levantamento considerou 77 como mortes acidentais, ou seja, onde o autor não teve intenção de matar. A outra, no entanto, foi registrada como homicídio doloso, quando o motorista assume o risco de matar.
As outras mortes registradas na Região Metropolitana de São Luís foram classificadas da seguinte maneira: 38,46% foram consequência de colisões, 14,1% por causa de choques entre veículos, e outros 5,2% das vítimas morreram em capotamentos, quedas de motocicleta e derrapagens.
Horários e bairros com mais acidentes
O horário que concentrou o maior número de acidentes foi durante a noite, entre 18h e 0h. Apenas 22% dos acidentes ocorreram pela manhã, entre 6h e 12h.
Entre todos os bairros da Região Metropolitana, o que concentrou o maior número de acidentes foi o bairro São Cristóvão, seguido dos bairros da Alemanha e Maiobão.
Em São Luís foram registrados o maior número de acidentes: 80,76%. Em seguida, vem a cidade de Paço do Lumiar, concentrando 10,2% dos acidentes, e depois São José de Ribamar, com 9,97%. Não houve acidentes registrados na Raposa.