No fim da tarde deste sábado, dia 24, alguns detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas se rebelaram. De acordo com informações não houve feridos.
O comando de Segurança Pública do Estado, por meio do Coronel Carlos Augusto, chegou a emitir nota circular de alerta para possíveis ataques a ônibus e rebelião no Complexo Penitenciário Agrícola de Pedrinhas.
De acordo com a nota, a Polícia Militar irá intensificar as abordagens em geral: como ronda nos terminais de integração, nos pontos finais de linhas de ônibus, abordagens a pessoas nas paradas de ônibus, em bicicletas e motocicletas entre outros, com objetivo de garantir a ordem.
“A PM recebeu informações e adotou providências e determinou que todos os seus efetivos ficassem atentos, para evitar prejuízos materiais ou pessoal, desde cedo estamos fazendo policiamento ostensivo é velado , estamos atentos e apostos, para garantir a segurança das pessoas”, comenta o Coronel Sá.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), também por meio de nota, informou que um princípio de motim foi deflagrado, na tarde de sábado (24), por internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 6, antigo CDP.
Por razões a serem apuradas oficialmente, os detentos atearam fogo em alguns colchões, porém, a situação foi controlada pelas equipes de segurança prisional, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, sem registro de reféns, feridos ou mortos.
O Governo do Estado garante que vai apurar a causa do incidente e dar continuidade às concretas mudanças reconhecidas publicamente no Sistema Penitenciário do Maranhão.