Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos vai apurar ataques a índios Gamela no Maranhão

Comissão, que é formada pelos deputados Paulão (PT-AL), Eliziane Gama (PPS-MA) e Zé Carlos (PT-MA), também vai se reunir com o governador Flávio Dino (PCdoB)

Inaldo Serejo descreve ataque. Foto: Honório Moreira

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) vem ao Maranhão nesta quinta-feira (11) para apurar os ataques aos índios Gamela, que resultaram em diversos feridos em Viana, no interior do Estado. A comitiva será liderada pelo presidente da CDHM, deputado Paulão (PT-AL), e contará com a participação dos deputados federais Eliziane Gama (PPS-MA) e Zé Carlos (PT-MA), além de assessores técnicos da Comissão.

A diligência pretende visitar a tribo dos Gamela, onde os ataques ocorreram, praticados por jagunços que teriam ligação com fazendeiros e políticos locais.

“A visita aos Gamela dará oportunidade de os próprios indígenas denunciarem os crimes e as violações de Direitos Humanos que vêm sofrendo, tanto por parte do poder público como de grupos organizados que estão promovendo os ataques. As denúncias dos indígenas serão apuradas por nossa Comissão e a partir dos relatos anunciaremos a tomada de providências”, afirma o deputado Paulão.

Além do encontro com a tribo Gamela, a Comissão irá se reunir com o governador do Maranhão, Flávio Dino, para levar as denúncias recebidas na aldeia e tomar conhecimento das iniciativas adotadas pelo governo maranhense em defesa dos indígenas. A agenda prevê também uma reunião com o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular do estado do Maranhão, Francisco Gonçalves.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias