Mães na aviação conciliam rotina operacional e maternidade no Aeroporto de São Luís
Na semana do Dia das Mães, colaboradoras do Aeroporto de São Luís compartilharam histórias de dedicação à carreira na aviação e à maternidade, conciliando a rotina de um terminal que funciona 24 horas por dia com os desafios da vida familiar.
Administrado pela Motiva Aeroportos, o terminal conta com profissionais que atuam em diferentes setores da operação aeroportuária. Entre elas estão mulheres que dividem a rotina entre escalas, planejamento operacional e cuidados com os filhos.
Com mais de 20 anos de experiência na aviação, Ana Paula Rodrigues atua como supervisora de operações e segurança aeroportuária desde o início da gestão da empresa no aeroporto da capital maranhense. Ela conta que precisou se adaptar à nova dinâmica de trabalho, marcada por turnos diurnos e noturnos.
“No começo foi difícil me habituar, porque era tudo novo para mim. E aqui estou: há quatro anos aprendendo e sempre aprendendo”, afirmou.
Mãe de uma adolescente de 12 anos, Ana Paula destaca a relação construída com a filha para lidar com a rotina profissional. “Ela me ajuda em tudo. É o meu porto seguro. Hoje, ela entende minha rotina de trabalho e a gente foi aprendendo juntas a se adaptar aos horários e aos desafios”, disse.
Ela também relembra a mudança de carreira após duas décadas na aviação comercial. “Eu acredito que posso fazer o que eu quiser. Por que não? Lugar de mulher é onde ela quiser. Passei mais de 20 anos na aviação comercial e decidi mudar de carreira, aprender algo novo e me desafiar. Tenho orgulho de ter acreditado que eu conseguiria”, completou.
Na área administrativa, Juliana Maria da Silva atua como analista administrativo financeira e concilia a rotina profissional com a criação do filho de 11 anos. Segundo ela, o apoio familiar foi essencial para manter o equilíbrio entre trabalho e maternidade.
“Me considero privilegiada por ter alguém de confiança da família para cuidar do meu filho com tanto carinho, pois sei que nem todas as mães têm esse suporte”, afirmou.
Juliana também destaca a importância de manter momentos de autocuidado na rotina. “O que mais me orgulha é equilibrar minha evolução profissional com a maternidade, sendo presente na vida do meu filho”, disse.
Já Thayse Zingra integra a equipe de planejamento operacional do bloco central da Motiva, responsável pelo suporte aos 16 aeroportos administrados pela empresa. Mãe de uma criança de 5 anos, ela afirma que a conciliação entre carreira e vida familiar depende de organização e parceria dentro de casa.
“A conciliação só é possível com organização e parceria. Contamos muito com a escola e, principalmente, um com o outro. É um equilíbrio construído no dia a dia”, afirmou.
Para ela, maternidade e realização profissional caminham juntas. “Sou uma mãe completa porque também sou uma profissional realizada. Queria ser uma mãe que inspira, que o filho olha e sente orgulho não só pelo cuidado, mas pela força e realização”, declarou.
Segundo Marcelo Angelim, gerente do Aeroporto de São Luís, histórias como as das colaboradoras refletem a dedicação de profissionais que ajudam a manter o funcionamento do terminal. “Neste Dia das Mães, celebramos essas trajetórias e reconhecemos o papel essencial dessas mulheres para uma operação segura, eficiente e humana”, afirmou
Mães na aviação conciliam rotina operacional e maternidade no Aeroporto de São Luís
Entre os profissionais do terminal estão mulheres que dividem a rotina entre escalas, planejamento operacional e cuidados com os filhos.