Esportes · bode gregório

Copa do Nordeste: MAC desafia o América, tetracampeão potiguar

Quadricolor maranhense jogou, oficialmente, apenas uma vez em competições da CBF e derrotou o América-RN em Natal no Campeonato Brasileiro de 1986

A equipe do MAC, vice-campeã maranhense, não vem de bons resultados (Foto: MAC)
A equipe do MAC, vice-campeã maranhense, não vem de bons resultados (Foto: MAC)

O Maranhão Atlético Clube tem nesta quarta-feira (25), o primeiro grande desafio na Copa do Nordeste. O Quadricolor vai enfrentar o América-RN, tetracampeão potiguar (2023, 2024, 2025 e 2026), na Arena das Dunas, em Natal, a partir das 19h. O adversário dos atleticanos está entusiasmado pela conquista recente do título estadual e, além disso, contará com o forte apoio de sua numerosa torcida.

A equipe do MAC, vice-campeã maranhense, não vem de bons resultados. Foi derrotada nas duas últimas partidas, contra o IAPE e Bahia, pelo Estadual e Copa do Brasil, respectivamente. Por isso, vai entrar em campo com algumas modificações na sua formação inicial e no esquema tático. Provavelmente, sairá do 4-4-2 para o tradicional 4-3-3, utilizando-se de dois pontas ofensivos. A ideia é surpreender o América em seus próprios domínios, pois a programação desta primeira fase da competição marca apenas cinco jogos para cada equipe. Assim, torna-se muito importante largar na frente com três pontos conquistados.

Retrospecto

Em todas as competições oficiais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi disputado apenas 1 jogo entre as duas equipes, com triunfo do Maranhão, na casa do América-RN. Esta partida aconteceu no dia 5 de outubro de 1986 e valeu pelo Brasileirão daquele ano.

Prováveis equipes, arbitragem e onde assistir

No duelo desta noite, na Arena das Dunas, América e Maranhão vão colocar em campo suas melhores formações do momento. O MAC só não poderá contar com o lateral-direito Franklin, que está se recuperando de uma lesão desde o campeonato estadual. Nas demais posições, o time deverá contar com todos os titulares.

Mudanças

Para recompor o sistema defensivo, Ball deverá ser o substituto na ala direita, mas outras mudanças poderão ocorrer em outros setores. O provável time do MAC será este: Jean, Ball, Lucão (ou Tibúrcio), Keven e Lucas Santos; Rosivan, Vander (ou Rodrigo) e Vagalume; Will, Felipe Cruz e Felipe Sales. Técnico Marcinho Guerreiro.

A equipe do América-RN, até ontem à tarde não havia oficializado sua formação, mas o técnico Raniele Ribeiro deverá manter os titulares que vinham atuando no Campeonato Potiguar. O time provável é este: Renan Bragança; Lucas Mendes, Lucas Rodrigues, Renzo e Evandro; Coppetti, Souza, Aruá e Augusto Galvan; Cassiano e Salatiel. Técnico: Raniele Ribeiro

Arbitragem

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o árbitro Denis da Silva Ribeiro Serafim, de Alagoas, tendo como assistentes Ruan Luiz De Barros Silva e Pedro Jorge Santos de Araújo, também alagoanos. O quarto árbitro será Daniel De Medeiros Segundo Calazans-RN e o Analista de Campo Izac Márcio Oliveira-RN.

Onde assistir

A Copa do Nordeste, primeira fase, será transmitida pelo SBT (canal aberto), SportyNet e no Canal do Benja (Youtube).

Fórmula de disputa

A primeira fase será de turno único só de ida, com cinco rodadas: times do Grupo A x times do Grupo B e times do Grupo C x times do Grupo D. Os dois primeiros de cada grupo passam para as quartas de finais, também de jogo único. As semifinais e a final serão definidas em jogos de ida e volta. O Maior vencedor e atual campeão, Bahia, está fora da Copa do Nordeste em razão da mudança no formato do torneio, que não permite a participação de clubes que estiveram em competições internacionais. O clube baiano já foi eliminado na fase preliminar do torneio continental.

Os grupos

Grupo A: Vitória, ASA, Sousa-PB, Itabaiana-SE e Fluminense-PI;
Grupo B: Juazeirense-BA, CRB, Botafogo-PB, Confiança e Piauí;
Grupo C: Ceará, Sport, América-RN, Imperatriz-MA e Ferroviário-CE;
Grupo D: Fortaleza, Retrô-PE, ABC, Maranhão e Jacuipense-BA.

Quer receber as da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? notícias Clique e fique por dentro de tudo! para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial AQUI

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: