O som forte das matracas ecoa pela noite, marcando o compasso das toadas que atravessam gerações. No meio da roda, brincantes dançam com vigor, enquanto o público acompanha cada verso como quem revisita uma história conhecida de cor. Em 2026, essa cena ganha um significado ainda mais especial: o Bumba Boi de Matraca de São José de Ribamar completa 50 anos de fundação, celebrando meio século de resistência cultural e de protagonismo nas festas juninas do Maranhão.
E para marcar essa data, a sede do grupo, em São José de Ribamar, recebe uma vasta programação no próximo dia 14 (sábado), a partir das 19h, com reza, ensaio do boi e atrações musicais como Palace Show e Banda Switch14.

Fundado em 1976, o grupo se consolidou como uma das mais importantes expressões do sotaque de matraca, estilo marcado pelo ritmo cadenciado das matracas, pela presença marcante dos caboclos de fita e pela força coletiva das apresentações. Ao longo de cinco décadas, o boi ribamarense ajudou a construir uma identidade cultural que ultrapassa o município e se conecta diretamente com o patrimônio cultural do estado.
Para o presidente do batalhão, desde 2021, Jailson Paixão, o Boi já nasceu grande, pois formado por integrantes de outros grupos que migraram para lá. E ao completar meio século, o grupo mais do que nunca mostra sua força dentro da cultura popular. A data, segundo ele, coincide com um dia de sábado, o primeiro ensaio do grupo neste ano.

“Comunidade participando, assídua nos eventos. Estamos com os cantadores Chagas, Cecel e Rauan, que estão vindo muito bem, já é a segunda temporada com esse trio de cantadores. O Chagas como um dos melhores cantadores de bumba meu boi, em evidência, e estamos aí com o Batalhão de São José de Ribamar completando 50 anos, de muita expectativa, um ano bem esperado pela comunidade, pelos brincantes, pelos simpatizantes do batalhão para fazermos um grande São João”, disse Jailson,
Segundo ele, a cidade está em expectativa pela temporada deste ano.
“Aqui em São José de Ribamar nosso boi é considerado uma das maiores atividades culturais da cidade. É o batalhão de São José de Ribamar, o maior representante cultural da nossa cidade hoje. E estamos aí, trabalhando, organizando nosso batalhão para fazer um excelente 50 anos. O novo pai da malhada vai fazer lindo nessa temporada”, enfatiza.
Meio século
Mais do que um espetáculo folclórico, o boi representa um elo entre passado e presente. Em cada apresentação, a tradição é reafirmada por meio das toadas, das danças e das narrativas que contam histórias de fé, luta e pertencimento.

Durante o período junino, o Bumba Boi de Matraca de São José de Ribamar costuma reunir milhares de pessoas em arraiais da Grande São Luís, transformando praças e terreiros em grandes celebrações populares. O espetáculo mistura música, dança e teatralidade, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações.
Ao completar meio século de história, o Bumba Boi de Matraca de São José de Ribamar reafirma sua importância no cenário cultural do Maranhão. Entre toadas, danças e o som inconfundível das matracas, o grupo segue escrevendo capítulos de uma tradição que continua viva — e cada vez mais forte — nas noites juninas do estado.
O “Pai da malhada”
Fundado em 1976, o Boi de Ribamar foi criado no Colégio Dr. Paulo Ramos por um grupo de apaixonados pela brincadeira do bumba-meu-boi de matraca. A ideia da formação da brincadeira surgiu de forma inusitada: durante uma partida de jogo de dominó. Após muita dedicação e empenho, nasceu um dos principais pilares da cultura maranhense.
Na época, ganhou o apoio da Associação Folclórica Ribamarense de Bumba-Boi de Matraca. Os já acostumados com a brincadeira do bumba-meu-boi se prontificaram para a organização e fiscalização dos primeiros ensaios, o que resultaria, posteriormente, em belas e contagiantes apresentações no ritmo da cultura popular maranhense.
A expressão “Pai da Malhada” está ligada ao preparo e ao batizado da indumentária do boi, renovada anualmente.
Programação
19h – Reza (no memorial)
Área externa
20h – Palace Show
22h – Banda Switch14
00h – Ensaio de Aniversário do boi (Área interna)
Quer receber as da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? notícias Clique e fique por dentro de tudo! para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial AQUI
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: