Entretenimento e Cultura · dama do reggae

“Uh Lalá Fofão”: Célia Sampaio une ritmos em novo single para resgatar tradição do Carnaval maranhense

A faixa é uma fusão vibrante da batida do reggae com o batuque das escolas de samba

Célia Sampaio, a
Célia Sampaio, a "Dama do Reggae", lança "Uh Lalá Fofão" em defesa da tradição do Carnaval maranhense (Foto: Divulgação)

Ícone da música do Maranhão, a “Dama do Reggae” Célia Sampaio apresenta seu novo single, “Uh Lalá Fofão”. A faixa é uma fusão vibrante da batida do reggae com o batuque das escolas de samba, criando um manifesto poético em defesa de um dos personagens mais emblemáticos da cultura popular: o Fofão.

A inspiração para a obra surgiu de uma inquietação da artista diante de notícias sobre o uso indevido do disfarce de chita para fins ilícitos.

“O Fofão estava sendo usado por criminosos, e isso me preocupou profundamente. Precisamos preservar esse personagem, que é a alma das nossas ruas e da nossa história”, explica Célia.

O bordão que virou música

O título e o refrão carregam uma história curiosa. Um amigo da cantora teve um encontro marcante com um Fofão que se comunicava exclusivamente pela expressão “Uh Lalá Fofão”. A frase rapidamente se tornou um bordão na rotina da artista: “Passei a usar para tudo! Para festejar, para enxotar, para admirar”, conta ela.

Mais do que uma canção festiva, “Uh Lalá Fofão” é um chamado à resistência cultural. O single convida as famílias e as crianças a ocuparem as ruas de São Luís sem medo, devolvendo às máscaras e cores de chita a alegria e a magia de uma tradição secular.

Quer receber as da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? notícias Clique e fique por dentro de tudo! para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial AQUI

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: