Brasil · saúde animal

Hospital veterinário de São Luís enfrenta crise: atraso salarial e denúncias de superlotação

Prestadores de serviço do Hospital Municipal Veterinário, gerido pelo Instituto Transformar, reclamam de rotina de atrasos e falta de transparência na gestão dos repasses da Semus

Hospital veterinário de São Luís enfrenta crise: atraso salarial e denúncias de superlotação

Pouco mais de um ano após a sua inauguração, o Hospital Municipal Veterinário de São Luís acumula sérias reclamações e denúncias. Funcionários que atuam na unidade de saúde animal como prestadores de serviços (Pessoa Jurídica – PJ) afirmam que o atraso no pagamento dos salários se tornou rotina, com alguns trabalhadores ainda sem receber os valores referentes ao mês de setembro. O problema é atribuído ao Instituto Transformar, responsável pela administração do hospital por meio de um Termo de Colaboração firmado com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Segundo os trabalhadores, a Semus realiza os repasses, inclusive de forma antecipada, mas os pagamentos aos PJs não são honrados. Os problemas também são percebidos pelos usuários que dependem dos serviços do hospital, com relatos de superlotação e demora nos atendimentos de urgência e emergência. O Termo de Colaboração prevê que o instituto deve manter o hospital funcionando 24 horas por dia, incluindo urgências, emergências, consultas e cirurgias.

De acordo com os funcionários, a unidade tem atendido sem limite diário e recebido animais até mesmo de municípios vizinhos. Eles apontam que o hospital deveria priorizar protetores independentes, famílias de baixa renda e pessoas em situação de vulnerabilidade, e que a falta de priorização tem prejudicado a operacionalização da unidade.

Os trabalhadores criticam a gestão do instituto, afirmando que ele opera com cláusulas consideradas “legais, porém imorais”, como a previsão de que o pagamento de um mês possa ser realizado até o 25º dia útil do mês subsequente. Eles também apontam a falta de transparência na gestão dos recursos.

Os funcionários pedem a intervenção da Prefeitura de São Luís para garantir o pagamento regular, melhores condições de trabalho e o cumprimento de todas as obrigações assumidas pelo Instituto Transformar.

Leia também:

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: