Semana de Intensificação da Vacinação nas escolas é iniciada no Maranhão com foco em adolescentes
O público-alvo são estudantes de 15 a 19 anos de escolas públicas dos 217 municípios maranhenses que precisam atualizar o esquema vacinal

Foto: Daniel Souza
O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seduc), deu início, nesta segunda-feira (14), à Semana de Intensificação da Vacinação nas Escolas. A ação começou no Centro de Ensino Renascença, no bairro Jardim Renascença, em São Luís, e segue até 30 de abril. O público-alvo são estudantes de 15 a 19 anos de escolas públicas dos 217 municípios maranhenses que precisam atualizar o esquema vacinal, com ênfase na dose única da vacina contra o vírus HPV.
Além do HPV, a iniciativa também promove a atualização de outras vacinas, como sarampo e febre amarela, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reduzir o risco de doenças imunopreveníveis entre adolescentes. A ação também inclui atividades educativas para conscientização dos alunos sobre a importância da imunização.
Representando a Seduc, o assessor especial Odair José Santos reforçou a importância da conscientização dos jovens. “Vacinar-se é um ato de cuidado consigo mesmo e com os colegas. É uma ação de saúde pública que protege toda a sociedade”
O estudante Pedro Levy Serra, de 17 anos, foi um dos vacinados. “Ter a vacina na escola facilita muito para quem não consegue ir ao posto de saúde. É mais prático e acessível”, comentou. Outro aluno vacinado, Luís Otávio Calixto, de 18 anos, destacou: “Muita gente tem dúvida, mas eu entendi que a vacina é uma proteção necessária”.
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o dia 8 de abril, 68,91% das alunas e 52,55% dos alunos maranhenses foram vacinados contra o HPV. A imunização é fundamental para prevenir diferentes tipos de câncer associados ao vírus, como os de colo do útero, vulva, garganta e ânus.
“Vacinação é vida. Estamos pedindo aos alunos que levem essa informação para casa e incentivem seus familiares. Vacinas salvam vidas”, reforçou Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES.
A diretora do Centro de Ensino Renascença, Mariza Nobre, destacou o papel da escola como espaço de formação cidadã.
“Muitos alunos não têm essas informações em casa. Cabe à escola levar dados seguros e incentivar o conhecimento científico, promovendo saúde e cidadania”.
Calendário da vacinação nas escolas:
Terça-feira (15):
8h às 12h: Centro de Ensino Arthur Carvalho (Rua Armando Vieira, Bairro de Fátima)
14h às 17h: Centro de Ensino Humberto de Campos (Av. Kennedy, Bairro de Fátima)
Quarta-feira (16):
8h às 12h: Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida (Rua Rio Branco, Centro)
14h às 17h: Centro de Ensino Japiaçu (bairro Anjo da Guarda)
O HPV (Papilomavírus Humano) é uma infecção que atinge a pele ou mucosas e é transmitido por contato direto, principalmente sexual. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção, disponível gratuitamente pelo SUS. O vírus é o principal causador do câncer de colo do útero — o segundo mais frequente entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama — e representa a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil.
Fonte: Governo do Maranhão
