PF apura desvios de recursos públicos na aquisição de livros escolares em Barra do Corda
Os desvios foram supostamente realizados no âmbito da prefeitura municipal de Barra do Corda

Reprodução
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Federal realizou uma operação para investigar fraudes licitatórias e desvios de recursos públicos supostamente realizados no âmbito da prefeitura municipal de Barra do Corda/MA, durante os anos de 2021 e 2023.
A CGU/MA conseguiu identificar indícios de cumplicidade entre servidores públicos e empresários, com o objetivo de direcionar certames relacionados à compra de livros didáticos para Secretaria de Educação do município, com provas de que os decorrentes contratos, custeados com recursos oriundos de precatório FUNDEF, foram superfaturados.
Além disso, a perícia técnica federal evidenciou que os contratos previam a compra de 7.100 livros acima da quantidade de alunos que possuem matrícula na rede pública de ensino do município, havendo evidências de que não houve o fornecimento total dos itens pagos.
Nas cidades de Barra do Corda/MA, Presidente Dutra/MA, Fortaleza/CE e no Distrito Federal, policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão. Durante a ação dos oficiais, um suspeito investigado foi preso em flagrante pela guarda irregular de três aves silvestres.
Além destas ações, a Justiça Federal também determinou a aplicação de medidas cautelares, como a suspensão do exercício de função pública, a suspensão do direito de fechar contratos através de órgãos públicos e a proibição de acesso às dependências da Prefeitura Municipal de Barra do Corda/MA.
No processo de investigação, apuram-se possíveis práticas dos crimes de associação criminosa, frustração do caráter competitivo de licitação, fraude em contrato, lavagem de capital e peculato.