Sema realiza instalação de ecobarreira e mutirão de limpeza no Rio Anil
A iniciativa busca mitigar os impactos ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos em um dos principais cursos d’água de São Luís.

Reprodução
Neste sábado (29), às 8h, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) irá realizar um mutirão de limpeza e instalação de uma ecobarreira no Rio Anil. Visando amenizar os impactos ambientais relacionados ao descarte irregular de resíduos, a iniciativa acontecerá no trecho que atravessa o bairro do Anil.
Assim como a instalação da barreira de contenção, a Sema também promoverá um mutirão de limpeza nas margens do rio, além de atividades de educação ambiental, onde as comunidades do entorno serão orientadas a respeito de práticas de descarte adequado de resíduos danosos ao meio ambiente.
A barreira de contenção age como uma rede que retém materiais como plásticos e outros resíduos descartáveis, precavendo o assoreamento, a contaminação microbiana, o desequilíbrio da fauna e flora e a alteração do sistema de circulação das águas.
Após a coleta destes resíduos, os materiais enfim terão a destinação ambientalmente adequada conforme as medidas de preservação e conservação ambiental.
O Rio Anil, um dos principais cursos d’água de São Luís, enfrenta inúmeros problemas ambientais, especialmente pela ampla quantidade de materiais sólidos acumulados em suas margens e leito.
Com cerca de 14 km de extensão e uma bacia hidrográfica de aproximadamente 138 km², o Rio Anil nasce no bairro Aurora, percorre 55 bairros e deságua na Baía de São Marcos, na região central da Capital Maranhense.