×
Logo SimpleAds
Migração ilegal

Operação Hancórnia: PF prende suspeitos de contrabando de migrantes brasileiros

A Justiça Federal determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 14 milhões em bens e ativos dos investigados.

Polícia Federal esteve em São Raimundo das Mangabeiras e cumpriu um mandado de prisão — Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (26) a segunda fase da Operação Hancórnia, que visa desarticular uma organização criminosa especializada no contrabando de migrantes brasileiros para os Estados Unidos. Em ações integradas, agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Rondônia, Distrito Federal e Espírito Santo, além de um mandado de prisão no interior do Maranhão.

De acordo com as investigações, o grupo aliciava moradores, principalmente do Maranhão, oferecendo a travessia ilegal através de rotas na América Central. As vítimas, que chegaram a ultrapassar a marca de 100, inclusive crianças e adolescentes, eram levadas a assumir dívidas com juros abusivos para financiar a viagem. Empresas de fachada teriam sido utilizadas para lavar o dinheiro obtido com esses repasses. A Justiça Federal determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 14 milhões em bens e ativos dos investigados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em paralelo à operação no Brasil, a Homeland Security Investigations (HSI), agência norte-americana, prendeu um dos líderes da organização na região de Boston/Massachusetts e efetuou a detenção de outros investigados para processos de deportação. Essa cooperação entre a PF e a HSI fortalece a troca de informações sobre as atividades ilícitas do grupo nos territórios do Brasil, México e Estados Unidos.

A primeira fase da Operação Hancórnia ocorreu em 2022, e as novas ações demonstram a continuidade dos esforços das autoridades em parar os contrabandistas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias
publicidade