Julgado como réu, sobrinho do Bolsonaro assume ter fugido para a Argentina
Popularmente conhecido como Léo Índio, o réu conta que estava no país vizinho há cerca de 22 dias

Reprodução
Durante entrevista realizada nesta quarta-feira (26) à rádio Massa FM, do interior do Paraná, o sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Leonardo Rodrigues, acusado de tentativa de golpe por participação nos atentados do dia 8 de janeiro de 2023, relatou ter fugido para a Argentina.
Popularmente conhecido como Léo Índio, o réu conta que estava no país vizinho há cerca de 22 dias, após cobrar ação de aliados na defesa da anistia aos condenados. O acusado relata que:
“Infelizmente, eu acho que não existe prioridade, por mais que eu tenha escutado isso o tempo inteiro. ‘Ah, é prioridade da direita, do PL, dos partidos aliados, pautar a anistia’. Prioridade? São dois anos! Eu não passei pelo ‘momento de cadeia’, mas aqui tem pessoas que ‘passaram pelo momento de cadeia’. Fugiram, tiveram a oportunidade de fugir”, afirmou. Além disso, Léo também relata que ainda que existem mais de 500 “exilados” na Argentina.
Pedido negado
Baseada no fato de que o réu não possui foro privilegiado e, portanto, não cabe ao STF analisar a acusação, a defesa tentou recorrer da decisão. No entanto, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, a ministra Cármen Lúcia e o ministro Cristiano Zanin votaram para negar o pedido. Logo, a Primeira Turma formou maioria para que o acusado permanecesse como réu pelos atos golpistas.
Segundo a denúncia da PGR, Léo está sob sérias acusações por associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Mesmo com o réu afirmando que “não houve nenhuma imagem que me colocasse e me enquadrasse em nenhum desses crimes”, o próprio acusado publicou um vídeo em suas redes sociais, onde continha a imagem dele presente na manifestação violenta do dia 8 de janeiro. O julgamento online do recurso está previsto para terminar nesta sexta-feira (28).
Leia também:
Fonte: Correio Braziliense