2ª Feira Mulher da Agricultura Familiar começa nesta quinta (27)
A iniciativa tem como objetivo aproximar o campo da cidade, buscando a valorização, o incentivo e a geração de renda às trabalhadoras rurais.

Reprodução
Nesta quinta-feira (27), enfim começou a tão aclamada 2ª Feira Mulher da Agricultura Familiar. Realizada no São Luís Shopping, o evento reúne mais de 40 mulheres do campo para vender seus produtos. A ocasião representa uma significativa oportunidade de negócios e de valorização do empreendedorismo rural.
A Feira, que já consagra sua segunda edição, é uma ação do Governo do Estado, realizada através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), juntamente com o apoio do São Luís Shopping. Especialmente no mês da mulher, a iniciativa tem como objetivo aproximar o campo da cidade, buscando a valorização, o incentivo e a geração de renda às trabalhadoras rurais.
As agricultoras são de diferentes municípios, como São Luís, Itapecuru-Mirim, Codó, Lago do Junco, Rosário, Bacabeira, Santa Inês, Presidente Juscelino, Paço do Lumiar, Imperatriz, São José de Ribamar e Raposa. Derivados do babaçu, mel, doces, frutas, verduras, artesanato em renda e palha são alguns itens encontrados na Feira. Tal variedade de produtos e artesanatos estarão expostos até este domingo (30).
O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a força das mulheres rurais e como a Feira Mulher possui papel essencial em dar visibilidade à riqueza e diversidade que a agricultura familiar possui.
“Estamos na segunda edição da Feira Mulher da Agricultura Familiar que celebra o protagonismo das nossas mulheres rurais, elas que são responsáveis e donas de vários empreendimentos rurais do Maranhão, e este espaço abre um leque de oportunidades para alavancar seus negócios. Agradecemos ao governador Carlos Brandão por acreditar e apoiar nossas ações pelo fortalecimento da agricultura familiar,” afirmou o secretário Bira.
Participando pela primeira vez da Feira Mulher, a agricultora familiar Maria do Socorro Pires, da comunidade Cinturão Verde, zona rural de São Luís, destaca que para ela o evento está sendo uma grande oportunidade.
“Eu nunca participei de um evento assim no shopping center, e está sendo uma oportunidade muito gratificante para vender os alimentos produzidos, como hortaliças, abóbora e frutas, tudo produzido na minha área no Cinturão Verde,” disse a agricultora.
Abigail Cunha, secretária de Estado da Mulher, esteve presente na Feira representando o governador Carlos Brandão, durante a ocasião, ela enfatizou a importância de mulheres ocuparem estes espaços. “O governo do Maranhão tem um olhar para as mulheres, em especial, às mulheres rurais. Parabenizamos a SAF por iniciativas desse porte para gerar renda e dar visibilidade às mulheres rurais,” ressaltou Abigail.
Incentivador e apoiador da Feira, o diretor geral do São Luís Shopping, Washington Macário reforçou a importância do evento. “O Shopping abraça iniciativas como essa importantes para circulação da economia, especialmente, envolvendo a agricultura familiar,” destacou Macário.