talento

Waldemar Barros leva a arte maranhense para a França

Artista plástico maranhense participará da exposição internacional Arte Sem Fronteiras 2.

Reprodução

A riqueza cultural e histórica de São Luís sempre esteve presente nas pinceladas do artista plástico Waldemar Barros. Em suas obras, ele celebra as belezas da capital maranhense, retratando sua arquitetura singular, os casarões coloniais coloridos e os tradicionais azulejos que fazem da cidade um verdadeiro museu a céu aberto. Agora, essa essência atravessará fronteiras, já que o artista foi escolhido para representar o Brasil na exposição internacional Arte Sem Fronteiras 2, na França.

“São Luís tem sido uma fonte de inspiração não só para mim, mas para muitos artistas maranhenses. Em particular, eu tenho uma convivência com o Centro Histórico, pois foi onde tudo começou na minha carreira. Passei 22 anos dando aulas de pintura no Centro de Criatividade Odílio Costa Filho e aprendi a amar a cidade pela convivência”, conta Waldemar.

A paixão pelo cenário ludovicense e pela cultura maranhense se reflete em seu processo criativo. Cada detalhe colonial, os azulejos e as grades únicas da cidade servem como inspiração constante. “São Luís é um rico acervo a céu aberto e uma fonte inesgotável de inspiração, onde todos podem beber”, destaca o artista.

(Foto: Acervo Pessoal/Waldemar Barros)

Com 27 anos de trajetória como pintor e professor, Waldemar vê essa conquista como um reconhecimento pelo trabalho que vem realizando na capital. “Ser escolhido para representar o Brasil na exposição internacional é um motivo de muita felicidade, pois será minha primeira experiência fora do país. Espero alcançar bons resultados para minha carreira e para o meu currículo”, afirma.

A oportunidade de expor na França é, para ele, um marco importante. “Penso que todo artista deveria ter pelo menos duas exposições no exterior. Também irei compartilhar e obter um conhecimento a mais com outros artistas do Brasil. Espero ser bem aceito e que minhas obras sejam apreciadas e adquiridas”, ressalta.

Sobre suas expectativas para o evento, o artista se mostra confiante: “Minhas expectativas são as melhores possíveis pelo trabalho que vou apresentar, pela cidade que estarei representando e pela minha cultura”.

Uma das obras que o artista irá expor na França. (Foto: Acervo Pessoal/Waldemar Barros)

O público francês, segundo Waldemar, tem grande apreço pela arte e pela cultura.

“Ainda mais que estarei levando a imagem de uma cidade que foi fundada pelos franceses”, finaliza o artista, entusiasmado com a oportunidade de apresentar a riqueza visual de São Luís a um novo público.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias